Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

MEI pode fazer empréstimo? Saiba como solicitar crédito junto ao banco


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Muitos microempreendedores individuais desejam desenvolver seu negócio e precisam de verba para isso. Nestes casos, contratar um empréstimo para MEI pode ser uma solução bem interessante, tanto para composição de capital de giro, quanto para uma reforma e modernização do seu negócio. Veja agora como conseguir empréstimo para MEI.

MEI pode fazer empréstimo? Saiba como solicitar
MEI pode fazer empréstimo? Saiba como solicitar

Como conseguir um empréstimo para MEI?

O MEI pode solicitar um microcrédito em algumas instituições como:

  • CAIXA Econômica,
  • Banco do Brasil,
  • Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES);

Vale destacar ainda que muitas financeiras oferecem linhas de crédito específicas para cada objetivo de um empreendedor.

Assim, dependendo da instituição, é possível que o cliente encontre um empréstimo específico para cada tipo de necessidade. Ou seja, é possível receber crédito para compra de novos equipamentos e outro para quitação de dívidas, por exemplo.

Veja ainda:

Qual o valor máximo de empréstimo para MEI?

A quantia do valor concedido no empréstimo pode variar de acordo com a instituição.
No entanto, vale lembrar que essa modalidade de empréstimo não costuma ultrapassar o total de R$ 20 mil.

Documentos necessários para solicitar o crédito

Para solicitar o empréstimo para MEI, é necessário apresentar:

  • Plano de investimento:

Criar um documento no qual apresente as razões para a solicitação do crédito, bem como o planejamento de onde será aplicado o investimento.

  • Documentação:

Apesar de cada instituição solicitar uma documentação diferente, a maioria delas exige a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI.

  • Comprovante de renda:

Para isso, o empreendedor deve ter os comprovantes de renda, tanto de pessoa física, quanto da pessoa jurídica.

Por meio desses itens, o banco traçará o perfil financeiro e verificará se o empreendedor possui recursos para arcar com os pagamentos.

O que é um empréstimo para MEI?

Seja por falta de crédito ou por não possuir uma organização financeira, muitos empreendedores recorrem aos empréstimos para MEI.

No entanto, apesar de ser um crédito parecido com o tradicional, esse tipo de empréstimo possui algumas características diferentes.

Ainda assim, é preciso que o empreendedor demonstre a possibilidade de arcar com os compromissos, sem o qual o empréstimo dificilmente será aprovado.

A saída para pessoas que ainda não conseguem comprovar renda é solicitar um empréstimo pessoal. Neste caso, é possível comprovar renda apresentando o extrato bancário dos 90 últimos dias.

Vale lembrar, entretanto, que caso o empreendedor opte por essa modalidade, não se tratará de microcrédito para MEI e sim um empréstimo pessoal, o que costuma elevar a taxa de juros praticada pelo banco e o valor total pago pelo empréstimo.

Quem pode solicitar?

Assim, para solicitar um empréstimo para MEI, basta que a pessoa tenha um CNPJ ativo, comprove os rendimentos da empresa e tenha um plano que informe de que maneira o recurso será aplicado ao negócio.

Além disso, vale lembrar que o microcrédito para MEI deve ser utilizado única e exclusivamente, para o desenvolvimento do negócio. Sendo assim, não deve ser aplicado para outros fins.

Leia também:


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!