Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.
..

Empréstimo mais barato: conheça mais sobre a modalidade de crédito P2P


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

O conceito do termo inglês peer-to-peer lending  (P2P), apesar de parecer difícil, é bem simples e significa um empréstimo entre pessoas. Ou seja, onde uma pessoa empresta dinheiro para outra, mas de maneira legal (permitida pelo Banco Central). Por isso, é um dos meios mais interessantes para se conseguir a quantia que precisa com um custo mais acessível.

Empréstimo mais barato: conheça a modalidade de crédito P2P
Empréstimo mais barato: conheça mais sobre a modalidade de crédito P2P

Conheça o empréstimo P2P

O grande diferencial deste modelo de empréstimo peer-to-peer lending (também conhecido como P2P) está nas baixas taxas de juros que as empresas tomadoras de crédito pagam pelo empréstimo, que estão disponíveis a partir de 1,2% ao mês.

Bancos tradicionais, em razão da sua grande estrutura, cobram juros mais altos, além de exigir uma burocracia e um prazo de análise de crédito também maior para empresas.

Já no empréstimo coletivo via P2P lending, todas as etapas do processo são feitas de forma rápida, com custos menores e sem burocracias.

Como nessa modalidade a empresa consegue o crédito sem tanta burocracia e quem empresta também recebe bons rendimentos, todo mundo ganha.

Assim, ela se torna extremamente atraente para ambos os lados.

Veja também: MEI pode fazer empréstimo? Saiba como solicitar crédito junto ao banco

Vantagens do Empréstimo P2P Lending

As Fintechs que oferecem o serviço de empréstimo P2P funcionam 100% online, o que torna todo o processo mais rápido, fácil e seguro.

Além disso, a análise de crédito é menos burocrática. Isso permite que em alguns casos, até mesmo quem está com o nome negativado possa solicitar um empréstimo, dependendo do tipo e grau da negativação.

Outra vantagem que também merece destaque são as baixas taxas de juros praticadas pelos tomadores de crédito.

No final das contas, o empréstimo acaba saindo por um valor menor do que sairia caso fosse contratado por um banco tradicional, por exemplo.

Ou seja, com as taxas de juros reduzidas, as parcelas também ficam reduzidas e mais fáceis de serem pagas.

Dessa forma, a taxa de inadimplência nessa modalidade de crédito costuma ser muito inferior às demais, já que as condições são mais acessíveis.

Desvantagens dessa modalidade

Apesar de serem poucas as desvantagens do empréstimo na modalidade peer to peer, é preciso que o solicitante tenha ciência antes de contratar o crédito.

A primeira desvantagem é que, na maioria das vezes, apenas pessoas jurídicas podem solicitar o crédito.

Quanto aos objetivos para a solicitação do valor, eles podem ser os mais diversos, desde aumentar a capacidade operacional da empresas, até viabilizar novos projetos.

Já para quem deseja atuar como investidor, é preciso estar ciente de que não existem garantias de retorno sobre o investimento.

Ou seja, apesar das taxas de inadimplência serem reduzidas, ainda há casos em que o devedor não arca com o compromisso e por causa disso, o investidor pode perder dinheiro.

Vale lembrar que todo investimento apresenta riscos, mas apesar deles, as chances de lucrar com o empréstimo P2P ainda são bem atraentes.

Algumas das empresas que fazem essa operação

  • Ulend O empréstimo é para empresas com faturamento acima de R$ 500 mil por ano, com taxas a partir de 1,3% a.m
  • Iouu. – Taxa de juros a partir de 1,3% ao mês (destinado para micro empresas ou MEI’s)
  • Nexoos – Juros de 1,30% a 3,23% ao mês e não é preciso apresentar garantias reais.
  • Kavod Lending – Taxa de juros a partir de 1,20% ao mês.

Leia mais: P2P da Mutual: conheça detalhes sobre o empréstimo até 3 vezes mais barato do que de bancos tradicionais


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!