Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Saiba como e o que fazer para solicitar um empréstimo para seu negócio


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Belo Horizonte, 15 de novembro de 2019 – O empréstimo é uma das opções procuradas pelos microempreendedores para investir em serviços e produtos que despertam o interesse dos clientes que precisam de financiamento.

O setor financeiro oferece boas linhas de crédito e o governo, como forma de estimular a economia, vem diminuindo a taxa de juros básica da economia, a Selic, hoje em 5% ao ano. Contudo, antes de buscar um empréstimo para financiamento é necessário analisar a situação financeira da empresa para evitar dívidas.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cada empresa inadimplente possui, em média, duas dívidas não pagas.

Assim, vale a pena conferir algumas orientações estratégicas antes de buscar um empréstimo para financiamento e também saber onde captar o recurso financeiro.

Leia ainda: Banco Inter anuncia nova redução na taxa de juros do financiamento imobiliário

Saiba o que fazer antes de solicitar financiamento para a sua empresa
Saiba o que fazer antes de solicitar empréstimo para a sua empresa

Saiba quais medidas devem ser tomadas antes de solicitar um empréstimo ou aporte de dinheiro

O empréstimo pode ser uma boa escolha para quem deseja expandir ou sustentar a empresa.

Para tanto, além de analisar a situação financeira do negócio, é preciso avaliar para onde vai ser destinado o dinheiro como, por exemplo, a modernização de equipamentos, tecnologia, etc.

Fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são as linhas de financiamento disponíveis e com taxas de juros mais baixas, bem como procurar ajuda de profissionais que possam agregar conhecimento em assuntos relacionados a investimentos.

Além disso, é preciso evitar ao máximo fechar um contrato de empréstimo de forma precipitada e sem planejamento, prestar atenção aos valores das parcelas e analisar se terá condições de arcar com os custos.

Onde encontrar empréstimo ou financiamento empresarial

As modalidades de financiamento podem ser encontradas nos bancos tradicionais, tais como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e Itaú que oferecem financiamento para microempresas, através do Microcrédito Produtivo Orientado

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) oferece empréstimos com baixas taxas de juros, período de carência para começar a pagar e bons prazos.

A instituição atende micro, pequenas, médias e grandes empresas e conta com apoio de instituições financeiras para auxiliar na concessão do crédito que fazem a intermediação entre o banco e as empresas.

No site do BNDES, é possível consultar as instituições parceiras e conhecer melhor os programas de empréstimo e financiamento.

Capital de risco

Uma outra possibilidade de aporte de recursos na empresa não é exatamente um empréstimo, trata-se do financiamento por meio dos investidores.

Geralmente, são pessoas físicas que possuem experiência e capital para investir nas empresas iniciantes e com enorme potencial de crescimento.

Porém, eles recebem uma porcentagem da empresa em troca dessa participação. É possível buscar esse tipo de financiamento em empresas como a Startmeup: startmeup.com.br e na EqSeed: eqseed.com/captar

Financiamento através de cooperativa de crédito

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados.

Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.

Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como:

  • conta corrente,
  • aplicações financeiras,
  • cartão de crédito,
  • empréstimos e financiamentos.

Além disso, o cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

Uma dessas cooperativas é a Sicredi, através do site: www.sicredi.com.br é possível conhecer todos os procedimentos necessários ao cadastro.

Leia ainda: Projeto Caminhão Consumidor do Serasa estaciona em São Paulo


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!