Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Home equity: conheça a modalidade de empréstimo que está crescendo no Brasil

Alguns dos principais bancos do país oferecem esse modalidade de empréstimo em condições bastante vantajosas.


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

03 de dezembro de 2019 – Conhecido como “crédito com imóvel de garantia”, a Home Equity é uma modalidade de empréstimo que vem ganhando força no Brasil. Porém, apesar de já existir desde o início dos anos 2000 esse tipo de financiamento não é tão conhecido quanto em outros países.

Nos Estados Unidos essa forma de crédito utiliza algum tipo de imóvel quitado em seu nome como garantia do pagamento para que assim o crédito pessoal seja liberado. Ou seja, o devedor faz documento em cartório gravando seu imóvel em nome do credor até que o empréstimo seja liquidado.

Portanto, caso tenha sua proposta aprovada, o solicitante poderá utilizar o recurso como bem entender, podendo investir o dinheiro do empréstimo em um negócio, viagens e gastos cotidianos e contar com condições vantajosas.

fintech-pontte-empréstimo-imóvel
Home equity: modalidade de empréstimo que está crescendo no Brasil

Como funciona o empréstimo home equity?

A regulamentação desse tipo de empréstimo vai de acordo com o que foi estabelecido no contrato, que acontece no ato do gravame (hipoteca) do imóvel para o credor como garantia da operação.

No entanto, esse tipo de empréstimo só pode ser concedido para pessoas que tenham algum imóvel já quitado em seu nome para poder realizar a garantia.

Veja como funciona o processo:

  • A financiadora recebe um imóvel de uma pessoa física como garantia;
  • É liberada para essa pessoa a quantia solicitada, na conta corrente, sem precisar informar a finalidade do empréstimo;
  • O imóvel permanece com o gravame em cartório em nome do credor até que a última parcela do empréstimo seja paga. Logo após, o imóvel volta a ficar desempedido para o uso do proprietário, com a hipoteca ou gravame retirados.

Dessa maneira com garantias tão fortes de pagamento do valor do empréstimo, as suas taxas de juros se tornam mais baratas e as condições de pagamento bem mais atraentes.

Leia ainda: Banco Pan oferece cartão de crédito sem consulta ao SPC ou Serasa

Conheça alguns dos principais bancos do país que oferecem esse modalidade de empréstimo

Banco Inter

Empresta a partir de R$ 100 mil com taxa pré fixada de 1% ao mês. É possível conseguir um crédito de até 50% do valor do imóvel.

Além disso, o Banco Inter informa em seu site que o prazo de quitação pode chegar até 84 meses.

Para maiores informações, basta acessar o site do banco.

Caixa Econômica Federal

Através do Crédito Imóvel Próprio, o banco concede um empréstimo de R$ 20 mil a 50% do valor do imóvel, com até 240 meses para quitação. A taxa de juros varia de 1,10% a 1,49% ao mês.

Contudo, é possível fazer uma simulação no site da Caixa, e verificar as condições do banco.

Leia ainda: Financiamento: Banco Inter oferece crédito imobiliário com baixas taxas de juros


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!