Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Empréstimo pessoal e baixo score de crédito: entenda mais sobre isso


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

O empréstimo pessoal pode ser a saída para muitas situações. Afinal, tudo que uma pessoa mais precisa para organizar a vida financeira é de dinheiro para manter as contas em dia. O problema está justamente neste ponto. Quando as contas começam a atrasar e o score de crédito começa a descer, indicando uma certa dificuldade em arcar com os compromissos. Nesse contexto, entenda mais sobre a relação entre score e concessão do crédito.

Empréstimo pessoal: veja como score baixo dificulta a concessão de crédito
Empréstimo pessoal: veja como score baixo dificulta a concessão de crédito

Como o score atrapalha o crédito pessoal

Muitas pessoas que estão com o nome limpo e vão recorrer a um empréstimo pessoal recebem um não como resposta e não sabem bem identificar a razão.

No entanto, a resposta pode estar em uma palavra pequena, mas que pode representar um grande obstáculo na hora de solicitar um empréstimo: o Score.

Para entender melhor como o score pode prejudicar a análise de crédito, é preciso saber primeiramente do que se trata essa palavra inglesa que significa pontuação.

Veja também: Serasa Score e sua influência na aquisição de um cartão de crédito; saiba mais

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que é dada ao CPF de acordo com o relacionamento do cliente com o mercado. Ou seja, se o comportamento do consumidor reflete um bom pagador, o seu score será alto.

Caso o cliente não pague as contas em dia, não consiga assumir a fatura total do cartão de crédito, entre outras situações que podem refletir o caráter de um mau pagador, o score do consumidor será baixo.

Para fazer a pontuação, os cadastros utilizam o histórico de pagamento dos clientes.

Afinal, essa é a representação numérica que os bancos e instituições financeiras vão utilizar para saber se trata-se de um bom cliente, que merece receber a concessão de crédito, com baixo risco de causar prejuízos para a instituição.

Nesse sentido, todo o histórico é levado em consideração:

  • pagamento de contas;
  • dívidas negativadas (quitadas);
  • seu relacionamento financeiro com empresas;
  • contas e cartões de crédito que possui;
  • dados cadastrais atualizados.

Como funciona a pontuação do score de crédito

Para entender melhor como funciona a pontuação dada ao cliente, veja a representação a seguir:

  • até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
  • entre 300 e 700 pontos, há risco médio;
  • baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

Ou seja, a pontuação pode variar de 0 a 1000. Assim, quanto maior a pontuação no score, menor o risco de inadimplência. Quanto menor a pontuação, maior o risco de inadimplência.

Apesar disso, cada instituição financeira possui sua política de análise de crédito. Enquanto algumas apenas liberam crédito para pessoas com score muito alto, outras já investem em clientes com score mais baixo.

Dessa forma, a única maneira de saber se a empresa concederá o empréstimo pessoal é solicitando e aguardando a resposta.

Onde consultar o Score

É possível consultar o score de crédito em uma das plataformas abaixo. Para tanto, basta fazer um cadastro informando CPF e cadastrando uma senha. Veja as principais plataformas:

Por isso, estar atento a pontuação do Score é uma das maneiras mais eficazes de conseguir o empréstimo pessoal na hora em que mais precisar.

Leia mais: Empréstimo pessoal do Nubank? Descubra como fazer a simulação


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!