Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Quais as condições para se manter em dia no Bolsa Família e receber o benefício? Confira


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

11 de dezembro de 2019 – Para se manter em dia com o Bolsa Família e não perder o acesso ao benefício do programa, é preciso seguir algumas regras. O beneficiário deve cumprir algumas condições principalmente nas áreas de saúde e educação. Confira abaixo.

Quais as condições para se manter em dia no Bolsa Família e receber o benefício? Confira
Quais as condições para se manter em dia no Bolsa Família e receber o benefício? Confira

Condicionalidades do programa Bolsa Família

Na área de educação

  • Matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola;
  • A frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, todo mês.
  • Em casos onde as crianças ou adolescentes faltem às aulas, será necessário que os pais ou responsáveis informem o motivo na escola, no Sistema Presença/MEC, onde são disponibilizados 88 motivos.

Para conhecer a lista de motivos de justificativa das faltas, clique aqui.

Na área de saúde

  • Os pais ou responsáveis devem vacinar (com todas as vacinas recomendadas pelas equipes de saúde) as crianças menores de 7 anos.
  • Além disso, devem pesar e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento;
  • As mulheres grávidas devem fazer o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde.

Segundo a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, o pagamento do Bolsa Família é fundamental para que as pessoas beneficiadas possam ter segurança para procurar um emprego e saírem da situação de vulnerabilidade.

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família precisam fazer atualização cadastral. Saiba mais detalhes

O que acontece se as famílias descumprirem os compromissos do Bolsa Família?

Serão aplicadas ações gradativas, conforme a ordem:

  • Advertência, que não impede o recebimento do Bolsa Família;
  • Se o descumprimento se repetir, em até seis meses, haverá bloqueio do pagamento por um mês, podendo ser sacado depois.
  • Caso ocorra um novo descumprimento, em até seis meses, haverá suspensão por dois meses, entretanto, sem possibilidade de reaver as parcelas.
  • Para ocorrer cancelamentos, a área de assistência social do município deverá fazer uma avaliação da situação, pois é uma excepcionalidade.
  • Descumprimentos seguidos dos compromissos do programa podem indicar que a família, em questão, pode estar em maior vulnerabilidade.

A importância de acompanhar a execução dos compromissos por parte do governo

Tem como objetivo garantir do poder público a oferta efetiva dos serviços de educação e saúde à população carente.

Além disso, busca identificar e encaminhar famílias em situações de vulnerabilidade, podendo direcioná-las para serem atendidas pelos serviços públicos.

O Bolsa Família procura ajudar no desenvolvimento das crianças e jovens para que estes possam superar um ciclo de pobreza.

Leia ainda: Bolsa Família: qual o perfil das famílias que podem se inscrever no programa? Entenda


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...