Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mesmo com nome limpo no SPC e Serasa bancos podem negar financiamento e crédito em geral, entenda


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

Mesmo que você não esteja com “nome sujo” no SPC ou Serasa, por exemplo, com todas as dívidas pagas e com boa situação financeira, os bancos podem negar-lhe crédito. Seja crédito para financiar a casa própria ou um simples cartão de crédito.

Isso acontece porque os bancos fazem sua própria lista suja. Fazem isso com dados obtidos no Banco Central, num serviço pouco conhecido da maioria.

Nome limpo no SPC e Serasa não é sinônimo de crédito com os bancos
Nome limpo no SPC e Serasa não é sinônimo de crédito com os bancos

Nota baixa no SPC, Serasa e SCPC

Com essa base de dados obtida, os bancos sabem se qualquer pessoa já deveu antes. Portanto, podem negar empréstimos, inclusive, para sempre.

Pela lei, os bancos não são obrigados a emprestar dinheiro a ninguém. Desse modo, caso avaliem que o seu comprometimento para as questões financeiras não é alto, sua  solicitação pode ser negada.

Quando essa situação acontece, provavelmente, você deve estar com uma “nota baixa”. As empresas que mantêm bancos de dados sobre crédito — como Serasa, SPC Brasil e SCPC Boa Vista— atribuem uma nota (chamada de “score”) para cada consumidor. Essa nota vai de zero a mil.

Quanto maior a nota, menor o risco de o consumidor dar um calote. Portanto, maior a chance de alguém conseguir um empréstimo ou financiamento.

Veja abaixo como é a classificação por “score”:

  • até 300 pontos: alto risco de calote
  • entre 301 e 700 pontos: médio risco de calote
  • acima de 701 pontos: baixo risco de calote

Como consultar minha pontuação?

Nome limpo no SPC e Serasa não é sinônimo de crédito com os bancos
Nome limpo no SPC e Serasa não é sinônimo de crédito com os bancos

A Serasa Experian mantém um serviço gratuito para consultar e acompanhar a pontuação dos consumidores.

A consulta pode ser feita pelo site www.serasascore.com.br. É preciso, portanto, informar número do CPF, nome, data de nascimento e outros dados pessoais. Também é necessário criar um usuário e senha.

Leia também: 

É possível melhorar minha pontuação com o SPC e Serasa?

Segundo a Serasa, a pontuação depende de uma série de fatores como: pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.

Se quiser melhorar sua pontuação, o consumidor deve primeiramente limpar seu nome, pagar as contas em dia e manter seus dados cadastrais atualizados.

Outra possibilidade é participar do cadastro positivo, uma espécie de lista de bons pagadores.

As listas trazem informações sobre o pagamento de dívidas, como financiamentos de imóveis e carros, e podem ser acessadas por instituições financeiras e lojas que concedem crédito. A ideia, portanto, é ajudar a avaliar se o consumidor é um bom pagador.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comentários
Loading...