Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Aplicativo que viralizou no WhatsApp promete lista de supermercado mais saudável


O Diário Prime News é um blog independente, que não tem vínculo ou associação com nenhum banco, instituição financeira ou órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa, Boa Vista etc. Em caso de dúvidas fineza fazer contato pelo e-mail [email protected]. Se preferir pode fazer uma pergunta à nossa redação clicando aqui!

O aplicativo brasileiro Desrotulando vem fazendo sucesso graças a um vídeo que viralizou via WhatsApp. Capaz de escanear o código de barra de produtos, o app funciona com um banco de informações nutricionais sobre alimentos. Com pontuações que variam de 0 a 100, que leva em conta o quanto os ingredientes são saudáveis.

Aplicativo que viralizou via WhatsApp promete deixar sua lista de supermercado mais saudável. Foto: reprodução
Aplicativo que viralizou via WhatsApp promete deixar sua lista de supermercado mais saudável. Foto: reprodução

Como funciona o aplicativo que viralizou no WhatsApp

Funciona assim: você escaneia com seu celular o código de barras de um alimento, e aparecem na tela, portanto, informações sobre o produto. Com acesso instantâneo à tabela nutricional e análise dos ingredientes.

O Desrotulando possui versão gratuita disponível para baixar na Google Play e App Store.

O app foi criado pelo casal de empreendedores Gustavo Haertel Grehs, 38, e Carolina Grehs, 34. Ele é formado em computação, ela é nutricionista.

O formato atual do conteúdo veio depois de tentativas de um software online de prescrição de dietas, para profissionais da área de Carolina usarem em consultório; e, também, de um blog em que ela comparava rótulos de produtos.

O embasamento para os critérios de avaliação vem, portanto, do Guia Alimentar para a População Brasileira, que tem a chancela de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Também usa como referência resoluções, decretos e portarias da Anvisa, a Ley de Alimentos Manual Etiquetado Nutricional (Chile) e o Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde.

O programa é útil, pois permite aos interessados verem os componentes de um produto, o que pode ajudar, especialmente, usuários diabéticos e celíacos, por exemplo.

Apesar disso, vale lembrar que dietas ou qualquer tipo de restrição alimentar, devem, portanto, ser acompanhadas por um médico especialista.

Leia também: 

Principais recursos do aplicativo viralizado no WhatsApp:

  • Consulta pelo código de barras;
  • Veja a nota, pontos positivos, negativos e composição do produto;
  • Pesquise produtos por nome, marca ou categoria;
  • Possibilidade de envio de rótulos para avaliação.

Vídeo que viralizou no WhatsApp

No vídeo que viralizou no WhatsApp, um rapaz escaneia dois tipos de leite. Um deles tem nota consideravelmente mais baixa, por conter ingredientes que são proibidos em outros países. Assista abaixo:

Como surgiu?

O App Desrotulando começou em 2012, através de um pequeno blog, chamado “Fechando o Zíper”. O objetivo, portanto, era auxiliar as pessoas a  conciliar a dieta e vida social.

Em 2013 foi criado um site de avaliações de rótulos. Já nos anos de 2014 e 2015,a marca se consolidou, portanto, como a primeira plataforma online e colaborativa de avaliação de rótulos do Brasil.

Em 2016 foi lançada a primeira versão do aplicativo. O Desrotulando é, portanto, o primeiro aplicativo de food score do Brasil. Facilitando, desse modo, a vida de mais de 100 mil usuários, que utilizam o app diariamente para fazer escolhas mais saudáveis.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!