Top Stores

- Publicidade -

Porque cachorro arrasta o bumbum? Veterinária orienta o que fazer

A irritação na região anal dos cães pode ocorrer por diversos motivos, sendo preciso atenção do tutor

Top Stories Horóscopo do dia: como é no signo de Aquário a personalidade feminina

Alguns comportamentos dos nossos pets podem indicar problemas de saúde e muitas vezes é preciso prestar atenção nos sinais. Por isso, hoje (11/07) aqui no Diário Prime vamos esclarecer Porque cachorro arrasta bumbum e quando devo me preocupar. Confira todas as orientações da Veterinária Bruna Hermes (CRMV-RS 12949) nos orienta os principais pontos de atenção e cuidados com os pets.

Porque cachorro arrasta bumbum? Quando devo me preocupar? Veja as orientações
Porque cachorro arrasta bumbum? – Imagem: CANVA

Porque cachorro arrasta o bumbum? Quando devo me preocupar?

Você já deve ter visto o cachorro arrastando o bumbum no chão em uma posição incômoda e desconfortável. As vezes isso pode indicar problemas de saúde e requer a atenção do tutor.

Portanto, confira a seguir algumas possíveis causas e veja as recomendações da Dra. Bruna, médica veterinária e expert no assunto.

Possíveis causas de cachorro arrastar a bundinha

Segundo a Dra. Bruna a irritação na região anal dos cães pode ocorrer por diversos motivos, por exemplo, problemas nas glândulas anais, diarreia, parasitas, irritação de pele em decorrência da tosa higiênica.

Dessa forma, vamos conversar um pouco sobre cada uma delas, e deixar tudo bem claro para que cada tutor/cuidador saiba o que fazer nessa situação do cão que fica arrastando a bundinha.

cachorro arrasta bumbum
a Dra. Bruna a irritação na região anal dos cães pode ocorrer por diversos motivos | CANVA PRO

Problemas nas glândulas anais

Conforme explicação da veterinária, os cães possuem glândulas na região do ânus que funcionam tanto para lubrificação como para exalar  odor e também, se comunicarem com outros cães.

Portanto, caso essas glândulas não drenem de forma adequada, a substância pode ficar mais espessa e acabar obstruindo o orifício de saída e com isso inflamar, causando desconforto.

Consequentemente, o cachorro arrasta o bumbum no chão na tentativa de  diminuir o desconforto.

No entanto, Dra. Bruna alerta que este problema exige atenção do tutor e que é necessário procurar o veterinário para desobstrução da glândula e tratar possíveis infecções.

Ela também alerta que o tutor não deve fazer isso em casa, pois se o procedimento for feito de forma incorreta pode abrir feridas (fistulas) e abcessos e sobretudo traumas graves no pet.

Parasitas

Outra causa pode ser a infestação de parasitas, os famosos “vermes”. Em especial as tênias podem provocar coceira na região anal, sendo de suma importância o tutor ficar de olho nas fezes do seu animalzinho.

A orientação da Dra. Bruna é que o tutor procure o médico veterinário para iniciar o programa de vermifugação do pet o mais rápido possível.

Porque cachorro arrasta bumbum? Quando devo me preocupar? Veja as orientações
Porque cachorro arrasta bumbum? Quando devo me preocupar? – Imagem: CANVA

Tosas higiênicas ou irritações de pele

Os cães alérgicos podem desenvolver irritação na pele após tosas e banhos. E uma vez que os produtos usados  provoquem alergias, suspenda o uso imediatamente.

Assim, a escolha de sabonetes, shampoos e quaisquer outro produto para higiene do cão deve ser os indicados para animais.

Dessa forma, caso o tutor note que seu cão esfrega o bumbum no chão, investigue se isso não é a possível causa.

A última dica da veterinária se refere a higiene nas genitálias do pet, pois sempre que perceber fezes grudadas, faça a limpeza imediatamente  de toda área. Esses cuidados podem diminuir o risco de infecção bem como do cachorro arrastar o bumbum para aliviar desconfortos.

Você pode se interessar sobre Como evitar insetos nas rações dos pets: veja 5 dicas valiosas.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...