Top Stores

- Publicidade -

Patas Therapeutas: ONG supera desafios de assistência na pandemia

Cientificamente comprovado, pessoas que convivem com animais tendem são mais saudáveis e o trabalho não pode parar

Top Stories Quanto custa saltar de paraquedas: Conheça esporte fascinante

Você já ouviu falar em Terapia Assistida por animais? Então se prepara, pois hoje (16/07)  uma matéria linda sai do forno direto para os leitores do Diário Prime. Trata-se de um projeto incrível, feito com muito amor e carinho, e por uma equipe de profissionais apaixonados por animais e pessoas. Portanto, não perca nenhum detalhe e acompanhe tudo sobre a ONG Patas Therapeutas, que vence obstáculos na pandemia para manter portas abertas.

Equipe Patas Therapeutas
Patas Therapeutas: conheça projeto de apoio emocional a pacientes – Arquivo pessoal-Canva (Patas Therapeutas).

ONG Patas Therapeutas: Mudando realidades

Patas Therapeutas é uma ONG (Organizaçao Não Governamental), localizada a mais de 8 anos em São Paulo (SP). Ela destina-se ao cuidado de pessoas, e atua com Intervenções Assistida por Animais (IAA).

Os focos são nas áreas de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais (A/E/TAA). E nesse processo, um animal é utilizado como apoio terapêutico em diversas especialidades. Entre elas, psicologia, fisioterapia, gerontologia, fonoaudiologia, por exemplo.

Além de auxiliar em atividades de controle do estresse em empresas, na ajuda a vítima de desastre natural, prisões, escolas, hospitais entre outros.

Patas Therapeutas e ciência

A convivência com pets proporciona inúmeros benefícios, não como negar. Tanto que vários estudos comprovam o efeito de animais na saúde das pessoas.

Principalmente, de quem convive diariamente com eles. Pois, de fato elas tendem a ser mais saudáveis. Seja física ou emocionalmente, além de terem um melhor convívio social.

Em consequência disso, cada vez mais animais são utilizados como apoio terapêutico e instrumento de cura, através do seu afeto e carinho.

A ONG atende mais de 14.000 atendimentos voluntários em 15 instituições na cidade de São Paulo.

Dessa forma, a equipe leva os animais em hospitais, lares de idosos, abrigos de crianças,. Além desses, Policia Militar, empresas e eventos, também se beneficiam.  Sobretudo, com uma melhor qualidade de vida.

Quem são os animais terapeutas?

Patas Therapeutas: conheça projeto de apoio emocional a pacientes
Patas Therapeutas: ONG supera desafios de assistência na pandemia – Arquivo Pessoal (Patas Therapeutas)

 

De acordo com a Fundadora da ONG, Silvana Fedelli Prado, que é Psicóloga e Psicanalista, os animais terapeutas são cães, gatos, além animais silvestres e exóticos.

Todos passam por protocolos internacionais de saúde e comportamento para que se adequem ao trabalho de terapeutas.

A ONG não tem fins lucrativos e conta com a participação de muitos profissionais, bem como voluntários que tenham ou não animais de estimação.

Voluntários da ONG Patas Therapeutas

Os voluntários que possuem animais são treinados. E após, eles levam seus pets para o acompanhamento e visitas aos pacientes. Já aqueles que não tem animais, trabalham no funcionamento geral da Instituição.

 ONG na pandemia enfrenta desafios

A ONG Patas Therapeutas recebe doações tanto de pessoas físicas como jurídicas. No entanto, devido a pandemia as doações não aconteceram.

Segundo Silvana, “isso é desafiador e fica muito difícil manter o funcionamento”.

Porém todos se esforçam para não deixar nenhum paciente sem assistência. E nesse contexto, toda ajuda é bem vinda.

Sendo assim, caso deseje colaborar com esse trabalho,  basta acessar o site da ONG. Outra opção, é apadrinhar um Animal Therapeuta.

Além disso a ONG possui uma lojinha virtual, com produtos personalizados para decoração e artigos de vestuário.

Produtos ONG Patas
Patas Therapeutas tem presentes para todos os gostos. | Arquivo Pessoal
Seja um voluntário

Portanto, se você quer conhecer mais sobre esse projeto ou ser um voluntário, acesso o site. Ademais, entre em contato pelo e-Mail contato@patastherapeutas.org.

E dessa forma, seja a mudança que deseja ver no mundo! Com cada um fazendo bem a sua parte tudo pode melhorar.

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...