Top Stores

- Publicidade -

Infecção intestinal em cães: conheça as principais causas e o que você pode fazer; Veterinária explica

Dra Bruna esclarece dúvidas e cuidados com a saúde dos pets

Top Stories Sonhar com gato: saiba o real significado de sonhar com o felino

Os cães e gatos são animais de estimação queridos do mundo. Portanto, é muito importante que o tutor conheça as principais doenças que pode acometer seu bichinho, bem como a maneira de tratar e cuidar da forma correta. Hoje (19/07) trouxemos aqui no Diário Prime uma matéria completa sobre infecção intestinal em cães, com dicas da veterinária Bruna Hermes. Você não pode perder!

Infecção intestinal em cães: conheça as principais causa e o que você pode fazer
Infecção intestinal em cães: conheça as principais causas – CANVA

Infecção intestinal em Cães? Quais são as causas?

A maioria de nós sabe o quanto é ruim ter infecção intestinal. E certamente com os animais, não é muito diferente. Embora eles tenham particularidades próprias de cada espécie, devemos ter atenção redobrada.

No caso, a doença é também conhecida como gastroenterite, e no cachorro pode acorrer por diversos motivos. Segunda a Dra. Bruna, a gastroenterite pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas intestinais, além das famosas intoxicações alimentares.

Dessa forma, o tutor precisa ficar atento a alimentação do seu pet, bem como o contanto com outros animais que estejam doentes e aos locais por onde o animal anda.

Sendo assim, observe substâncias presentes na própria casa, por exemplo: produtos de limpeza e higiene, venenos e inseticidas ou até mesmo medicamentos podem provocar sérios distúrbios digestivos no animal.

Mas outro ponto importante são os alimentos que por vezes os cães tem acesso. Alguns desses são muito perigos, e entre eles estão a cebola, alho, uva e o abacate. Portanto, fique atento ao que seu pet ingere.

infecção intestinal em animais
observe substâncias presentes na própria casa, por exemplo: produtos de limpeza e higiene | Upapet

Já as infecções intestinais de origem virais ou bacterianas, um dos agentes mais importante é o Parvovirus canino, causador da Parvovirose. Uma doença extremamente séria e se não cuidada de forma correta e rápida pode levar o animal a morte.

Não obstante, os vermes também podem provocar infecções intestinais, causando diarreia, vômitos e atraso no crescimento do animal. Em geral, elas ocorrem juntamente com as infecções bacterinas ou virais.

Quais os principais sintomas das Infeções Intestinais de cães?

Embora, os sintomas apareçam de acordo com o tipo de agente causador da infecção, os principais sintomas são vômitos e diarreia.

A Dra. Bruna alerta que com esses sintomas, o animal acaba muito desidratado, sendo importante que o tutor perceba esses sinais e procure ajuda do médico veterinário do seu pet o mais rápido possível.

Por certo, além desses sintomas, sinais como falta de apetite, sonolência, dores abdominais, o animal ficar muito tempo quieto podem indicar problemas intestinais sérios.

Dessa forma, procure uma clínica veterinária ou hospital veterinário, pois é muito provável que seu animal necessite de cuidados específicos, sobretudo de internação.

E a infecção intestinal do gato é a mesma coisa?

No caso da infecção intestinal em gatos, tanto as causas virais, bacterianas, parasitárias também são comuns.  Os alimentos tóxicos necessitam de vigilância para proteção da saúde do felino.

Ainda assim, os sintomas (vômito e diarreia) podem ser semelhantes. Entretanto, é muito importante que o tutor procure ajuda veterinária o mais rápido.

Quais medidas devo tomar?

Infecção intestinal em cães
Infecção intestinal em cães: conheça as principais causas e o que você pode fazer – Inovaveterinária

A princípio, a medida mais importante é ficar atento ao seu animalzinho. Pois ele pode demonstrar um ou mais sintomas.

Nesse caso, levar o animal ao veterinário imediatamente é o melhor a fazer. Aliás, essa medida é de suma importância para acudir o pet e evitar complicações.

Além disso, manter sempre o local que seu pet fica higienizado, oferecer ração e água limpas é fundamental

Em suma, cuide para que todas as vacinas do seu amigo estejam em dia. Portanto, observe também o contanto com outros animais e os locais para passeio.

Na sequência, confira no vídeo como os pets ficam felizes com seus tutores ao receber carinho e cuidado.

 

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...