Top Stores

- Publicidade -

Gatos gostam de afofar: entenda esse comportamento felino

Seja qual for a razão desse comportamento felino, temos certeza que isso nos torna mais apaixonados por essa espécie

Os gatos tem muitos hábitos fofos e alguns deles nos deixam cheios de emoção. Hoje (08/07) aqui no Diário Prime vamos falar sobre gatos gostam de afofar e entenda mais sobre esse comportamento felino intrigante.

Por que os gatos gostam de afofar?

Gatos gostam de afofar: entenda esse comportamento felino
Gatos gostam de afofar: entenda esse comportamento felino – Imagem: CANVA

O reino felino é um mistério para muitos tutores, e alguns comportamentos podem parecer bem estanhos, outros bem fofos. No entanto, nem sempre a gente entende o real motivo por trás desse costume.

Um desses comportamento é o famoso “amassar pãozinho” do gato. O hábito de afofar seu colo, sofá ou lençóis não é bem esclarecido, no entanto, existe algumas hipóteses que os especialistas defendem. Veja quais são.

Lembranças da infância

A principal hipótese e talvez a mais fofa é que os felinos fazem isso porque lembram de um momento em que estavam com sua mãe, enquanto eram filhotes.

Isso porque este movimento é realizado por gatos filhotes ao mamarem, as patinhas do felino estimulam a produção de leite na mamãe gata.

Dessa forma, os gatos adultos fazem isso de maneira inconsciente quando estão totalmente relaxados e felizes.

Portanto, se seu gatinho faz isso, tenha certeza que ele está se sentindo muito feliz e a vontade e que você o faz lembrar da segurança que ele tinha com sua mamãe felina.

Gatos afofando: Marcando território

Os gatos são animais territorialistas e por isso, adoram sair por aí marcando o que é seu. De acordo com especialistas, as patas dos gatos contem glândulas que liberam alguns odores próprios, é como se fosse sua identidade.

Sendo assim, quando um gatinho afofa alguma superfície, ele na verdade está estimulando essas glândulas e dizendo a todos “aqui é meu”!

Costume selvagem

Gatos gostam de afofar: entenda esse comportamento felino
Gatos: costumes dos antepassados selvagens – Imagem: wwf.org

Por fim, algumas pessoas defendem a hipótese que esse comportamento felino venha dos seus antepassados selvagens. Pois na natureza os felinos costumam fazer sua cama sobre folhas e galhos, o que não é tão confortável como lençóis fofinhos.

Dessa forma, os felinos selvagens afofavam sua cama para deixar mais confortável para que seu sono seja agradável.

Portanto, seja qual for a razão desse comportamento felino, temos certeza que isso nos torna mais apaixonados por essa espécie.

Comentários
Loading...