Top Stores

- Publicidade -

Castração de gatos: locais onde oferecem o serviço gratuitamente

A castração é considerada um ato de amor e respeito pelo seu amigo de quatro patas

Top Stories Caldos para o frio: receita de mandioquinha com frango e bacon que é perfeita e agrada a todos

A castração é sem sombras de dúvidas um assunto importante que deve ser visto com atenção pelos tutores de gatos. No entanto, ainda é um tema que causa preocupações constantes. Dessa forma, hoje (04/07) aqui no Diário Prime veja algumas informações valiosas sobre a castração de gatos e como acessar o serviço gratuitamente em algumas cidades do país. Confira.

Castração de gatos
Então, veja algumas informações valiosas sobre a castração de gatos Imagem: Divulgação plantãoemfoco

Porque a castração de gatos é importante?

A castração de pets tem sido tema de debate nos ambientes políticos do País. E um dos primeiros pontos a ser levado em consideração é a superpopulação de animais errantes nas cidades.

Além do mais, quando não existe um controle populacional, os cães e gatos, por exemplo, muitas vezes sofrem abandono. Eles podem morrer de fome ou ser fonte de doenças para humanos.

Outra situação delicada são os gatos machos. Pois,  quando não castrados e com acesso a rua, podem emprenhar as gatinhas e marcar o território na vizinhança, causando brigas com outros felinos.

Dessa forma, a castração garante o bem-estar e segurança dos animais submetidos a esse procedimento médico.

Principais locais para fazer castração de cães e gatos

No Brasil, as Prefeituras estão se empenhando para oferecer o serviço gratuitamente. Para saber os detalhes do procedimento de castração, basta consultar os sites das prefeituras da sua cidade. Em seguida é só realizar o cadastro do seu melhor amigo.

Mas vale dizer que por ser um serviço on line é preciso estar com  e-mail  válido. Logo,  para receber informações de data, horário e local disponíveis será por ele.

E em Belo Horizonte (BH) , os interessados já  podem acessar o site da PBH ( www.prefeitura.pbh.gov.br)  e preencherem o cadastro para realizar a cirurgia sem custo.

castração de gatos
Mas os interessados podem acessar o site das Prefeituras para cadastrar os pets | Canva Pro

Quando deve ser feita a castração?

Tanto as fêmeas quanto os machos entre seis e oito meses de vida podem passar pela cirurgia de castração. Embora, isso possa variar de animal para animal, ocorrendo mais cedo ou mais tardiamente.

A cirurgia de castração realizada nos machos se chama Orquiectomia, ou seja, a retirada dos testículos. Geralmente, é um procedimento simples e rápido mediante exames prévios e anestesia.

E nesse sentido, todos os cuidados para que o animal não sinta dor são providenciados.  Portanto, é uma cirurgia a ser realizada apenas por médico veterinário habilitado. 

Contudo, a recuperação do felino ocorre em poucos dias, o que contribui para a qualidade de vida do animal.

Nas fêmeas a cirurgia de OSH (Ovariossalpingo-histerectomia) consiste na retirada dos ovários e útero da gatinha. Assim como nos machos, deve ser feita mediante exames clínicos e anestesia geral.

Vantagens de ser realizar castração em felinos

Castração de gatos: quando realizar e quais as vantagens?
Castração de gatos: quando realizar e quais as vantagens? Imagem: CANVA

Como já mencionamos a principal vantagem é o controle populacional de gatos. No entanto, outras vantagens como a prevenção de câncer de mama e infecções uterinas nas fêmeas e, problemas urinários e agressividade nos machos podem ser destacados.

Muitos tutores consideram como maior obstáculo para realizar a castração de seu felino, o preço do procedimento cirúrgico nas clínicas veterinárias.

Porém, hoje em dia muitas cidades do Brasil oferecem este serviço através dos Centro de Zoonoses. E muitas instituições também fazem eventos para oferecer o serviço á população.

Fique atento e não perca a oportunidade de castrar seu animal de companhia.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...