Top Stores

- Publicidade -

Cães terapeutas: conheça como funciona a assistência emocional

A terapia com animais tem ganhado cada vez mais espaço e contribuído de forma grandiosa para aqueles que necessitam de amor e carinho

Você já ouviu falar em Cães Terapeutas? Hoje (14/07) preparamos uma matéria linda sobre cães que desenvolvem um papel fundamental na recuperação e apoio à crianças e idosos. Portanto, não perca nenhum detalhe e acompanhe tudo aqui no Diário Prime sobre Cachorros terapeutas e conheça mais a respeito.

Cães terapeutas
Cães terapeutas: conheça como funciona esse tipo de assistência terapêutica – Imagem: Bing

Cachorros Terapeutas: cuidado e afeto

Vários estudos comprovam que pessoas que convivem com animais tendem a ser mais saudáveis física e emocionalmente, além de terem um melhor convívio social com outras pessoas.

Combinado a isso, a personalidade amigável e divertidas dos cães traz muitos benefícios para pacientes. Principalmente aqueles submetidos à algum tipo de tratamento.

Dessa forma, a terapia com animais tem ganhado cada vez mais espaço. De fato, ela contribui de forma grandiosa para aqueles que necessitam de amor e carinho, em um momento delicado da vida.

  • Você sabe como se dá a terapia com cães? Se não, continue lendo que iremos te explicar.

Cinoterapia: terapia com cães

Essa palavra estranha e complicada tem um significado muito simples. “Cino” que dizer cachorro em grego. E terapia é a abordagem terapêutica, um tratamento. Dessa forma a Cinoterapia é um método terapêutico que utiliza cães.

Em outras palavras, a terapia com cães melhora ou desenvolve o emocional, o físico e o cognitivo para ajudar pessoas.

Prática milenar

O tratamento de várias doenças com o uso de animais é uma prática antiga. Contudo, apenas recentemente e com estudo e pesquisas, pode-se comprovar a eficácia dos animais nos tratamentos.

Aqui no Brasil por exemplo, a professora Nise da Silveira foi umas das primeiras profissionais a introduzir o método. Assim, os animais interagiam com pessoas que sofriam de problemas psiquiátricos, por exemplo, a esquizofrenia.

Quais os benefícios dos Cães terapeutas?

Cães terapeutas: conheça como funciona esse tipo de assistência terapêutica
Cães terapeutas precisam ser dóceis – Imagem: Patas ao Alto

Muitos estudos comprovam que o auxílio de cães de terapia proporciona aos pacientes redução de ansiedade. Outrossim, melhora estresse, colesterol, pressão arterial, triglicérides e depressão.

A cinoterapia também oferece bem-estar aos pacientes, ajudando e muito na recuperação pós acidentes e traumas

Outro beneficio da terapia com cães é melhorar a convivência do paciente com outras pessoas. Consequentemente com isso, eles podem se comunicar melhor,  ter resultados positivos na memória, concentração, autoestima e afetividade.

O que é preciso para um cão se tornar terapeuta?

No Brasil existem ONGs que preparam o tutor e o cão para essa tarefa. E se você tem interesse em saber mais desse voluntariado, a Patas Therapeutas, em São Paulo, oferece todo o suporte.

patas terapêuticas
Silvana Fedelli Prado, Psicóloga e Psicanalista, é presidente da ONG | Arquivo Pessoal

Veja então, o que a Silvana Fedelli Prado, Psicóloga e Psicanalista, presidente dessa ONG nos adianta sobre o perfil dos cães terapeutas.

“Os cães terapeutas precisam ter uma personalidade calma e pacífica, bem como ter facilidade em lidar com crianças e idosos.”

Sendo assim, veja algumas características necessárias:
  • Dócil;
  • Boa convivência com pessoas de todas as idades;
  • Adestramento básico;
  • Conseguir manter a calma em situações de estresse;
  • Boa convivência com outros animais;
  • Não ter registro de agressividade.

Além disso, cuidados com saúde, higiene protocolo de vacinas do animal devem estar em dia.

Portanto, agora que você sabe sobre cachorros terapeutas, fique ligado que em breve teremos mais matérias sobre conteúdos como esse.

Comentários
Loading...