- Publicidade -

Cachorro sente ciúmes? Veja o que diz os especialistas

Será mesmo que cachorro sente ciúmes como os humanos? Descubra a seguir

Quem tem um cachorro como animal de estimação sabe como este pet pode ter um comportamento parecido com os humanos. Mas você já se perguntou se cachorro sente ciúmes? E quais as causas envolvidas nesse comportamento? Veja isso e muito mais hoje (15/07) aqui no Diário Prime.

Cachorro sente ciúmes? Veja o que diz os especialistas
Cachorro sente ciúmes? Veja o que diz os especialistas – Imagem: opovo

Cachorro sente ciúmes?

De acordo com os especialistas em comportamento animal, a resposta é sim! Os cães podem, com certeza, desenvolver um sentimento bem parecido com o ciúme que nós humanos temos.

No entanto, não existe um consenso entre os estudiosos para definir os ciúmes dos cães. Alguns defendem a ideia de que o ciúme demonstrado por um cachorro, seria na verdade, uma forma afirmar sua posição na matilha, ou seja, mostrar que é o mais forte.

Outros, porém, tratam o ciúme canino como um sentimento mais sutil e que está relacionado diretamente com o vínculo afetivo do pet com seu tutor ou com algum objeto em particular. Além do medo de “perder” este laço.

Como saber se meu cachorro sente ciúmes?

Embora nós humanos, estejamos bem acostumados com os ciúmes, é importante que o tutor saiba diferenciar o ciúmes de um cão de comportamentos característicos de certas raças.

Por exemplo, cães de raças como Pinscher, Pastor Alemão e Doberman possuem um instinto protetor muito grande e são considerados cães de guarda.

Dessa forma, podem exibir comportamento que confunde-se com ciúmes, e provavelmente não vão deixar outros animais e até mesmo pessoas se aproximarem de você.

Agora, se o seu cachorro antes era dócil e sociável e de repente mudou o comportamento, ligue o sinal de alerta!

Essas mudanças são, principalmente: começar a rosnar sozinho e se acalmar em seguida; agir de maneira obsessiva e muito protetora com a pessoa (ou objeto) no qual sente ciúmes, como por exemplo seguir para toda parte.

Além disso, o cão adquire o costume de morder objetos e fazer bagunça para chamar atenção; e se mostra irritado ao aparecer uma nova pessoa ou bicho de estimação na casa.

Cachorro ciumento: o que posso fazer?

Cachorro sente ciúmes? Veja o que diz os especialistas
Cachorro sente ciúmes ou personalidade? – Imagem: CANVA

Sendo assim, caso o seu bichinho apresenta essas mudanças de comportamento, você pode tomar algumas medidas simples para amenizar o problema.

Tente acostumar o animal desde cedo a conviver com outros animais e pessoas, isso é muito importante.

Evite a concorrência entre animais, sempre separe um tempo para cada um. Além de ter o cuidado para que cada um tenha suas próprias coisas (vasilha de comida e água, cama, brinquedos entre outros).

Mostre sua autoridade, mostre que é o líder da matilha, porém nunca use de violência, pois isso gerará mais estresse e problemas. E Por fim, estimule com recompensas positivas cada nova vitória do seu pet.

Ademais, busque ajuda caso não consiga lidar sozinho com cachorro ciumento ou com a mudança de comportamento e temperamento do seu cão.

Comentários
Loading...