Top Stores

- Publicidade -

Cachorro bravo: quais os motivos por trás da agressividade? Dicas de Carla Ruas

Muitas vezes a agressividade de um cachorro está ligada a própria personalidade dele e a Petcoaching dá dicas para acalmar o pet

0

Todo tutor de cachorro deseja que o seu pet seja amoroso e contente com todos. No entanto, muitos cães desenvolvem agressividade em casa, nos passeios e muitas vezes sem motivo aparente. Dessa forma, hoje (06/07) aqui no Diário Prime vamos falar um pouco sobre o cão bravo e como lidar com o pet na perspectiva de adestramento positivo.

Cão bravo: quais os motivos por trás da agressividade? Veja como lidar
Cão bravo: quais os motivos por trás da agressividade? Veja como lidar – Imagem: CANVA

Cão bravo: como reconhecer a agressividade

Os cães no geral são animais dóceis, leais e companheiros. Porém, em um momento da vida do animal, ele pode desenvolver algum tipo de agressividade.

A agressividade do cão certamente é motivo de preocupação, inclusive quando se tem crianças e outros animais de estimação na família.

Muitas vezes a agressividade de um cachorro está ligado a própria personalidade dele ou pode ser um comportamento adquirido após um trauma, como por exemplo maus tratos.

Contudo, é de suma importância que o tutor saiba como inibir de forma correta essas atitudes para que todos tenham uma relação harmoniosa e feliz.

Por isso, listamos alguns motivos pelos quais os cães desenvolvem agressividade. Confira a seguir.

Acúmulo de energia

Os cães adoram brincar e correr, bem como passear e se exercitar. A falta adequada de brincadeiras e passeios pode deixar o animal frustrado e cheio de energia não gasta.

Dessa forma uma das maneiras que o cachorro encontra de extravasar é por meio da agressividade.

Medo ou insegurança

Isso pode parecer contraditório, no entanto, um cachorro quando se sente inseguro pode expressar isso através do ataque.

Muitas vezes, traumas gerados, resultam em reações excessivas e torna o ambiente em que o animal vive um verdadeiro campo de guerra.

Maneiras de acalmar o cão bravo

Cão bravo: quais os motivos por trás da agressividade? Veja como lidar
Cão bravo: quais os motivos por trás da agressividade? Veja como lidar – Imagem: doghero

Algumas raças de cães como Bulldog Inglês, Dachshund, Husky siberiano e Malamute do Alasca são bem difíceis e, portanto, exigem dos tutores uma maior dedicação e compreensão de sua personalidade.

Sendo assim, evite comportamentos que estimule ainda mais a agressividade do seu pet.
Busque entender a causa que provoca a raiva do seu cãozinho. Tente afastá-lo dos estímulos ruins.

Dicas da Petcoaching Carla Ruas

A Petcoaching  Carla Ruas, especialista em Treinamento Positivo deixa a dica de que “fazemos melhor aquilo que nos motiva e nos reforça. A Punição só gera traumas e sequelas emocionais.”

Além do mais, é necessário envolver todos no treinamento, assim o aprendizado é conjunto e tem mais chances de êxito.

Em suas experiências como treinadora comportamental costuma ouvir dos clientes: “aprendi sobre meu cão, mas aprendi ainda mais sobre a me relacionar com meu parceiro”, por exemplo.

cachorro bravo
O trabalho que se faz com os animais e toda família | Arquivo Pessoal Carla Ruas

Dentro desse modelo de abordagem, o trabalho que se faz com os animais, na proposta da especialista, tem dado resultados fantásticos.

Entretanto, esse sucesso está relacionado com o engajamento do tutor, familiares e todas as pessoas que interagem com o pet. Não se justifica trabalhar isoladamente e isso sim, faz toda a diferença para alcançar as metas e resultados esperados.

É preciso contemplar todos os aspectos seja agressividade, desobediência, se o animal é hiperativo entre tantos outros comportamentos que precisam ser remodelados, enfatiza Carla Ruas.

Você pode também tentar alterar esse comportamento por meio de recompensas positivas. Ou seja, associando os estímulos negativos a coisas positivas. Os petiscos são boa opção.

Portanto, para conhecer mais sobre O adestramento Positivo proposto por ela, acesse seu canal no youtube ou o no site www.petcoaching.com.br.

Por fim, enquanto isso, ajude seu animal de companhia a gastar a energia acumulada, isso com certeza ajudará e muito o seu cachorro a ficar mais tranquilo. E lembre-se dê muito amor e carinho ao seu pet!

Leia também sobre Roupinhas De Frio Para Cachorro: Aqueça Seu Pet Com Peças Simples E Confortáveis

Comentários
Loading...