- Publicidade -

Veterinária orienta banho em pets nos dias frios; aprenda tudo aqui

Cães e gatos sentem frio e o banho pode ser um momento de prazer

O inverno chegou prá  valer, e cá entre nós, tomar banho é um desafio para todos. E com os pets? Ah, são tantas dificuldades para cuidar dos animais de estimação nos dias frios que os tutores ficam baratinados. Então, a Dra Bruna Hermes (CRMV-RS 12949) fala com exclusividade hoje, 05/07,  para mostrar que tudo tem solução. Portanto, aprenda como dar banho em pets no frio e acompanhe aqui no Diário Prime as dicas da nossa veterinária.

Pode dar banho em pets nos dias frios?

banho de pets em dias frios
Aprenda como deve ser o banho dos pets| Canva Pro

A Dra Bruna diz, inicialmente, que o banho é importante para os cães e gatos, independente da estação do ano. E  “assim quando o pet  chega em casa e, não importa se é gato ou cachorro, a dúvida primeva que surge é como deve ser o banho dos mascotes”.

Com certeza, saber qual o melhor xampu, quando dar banho e até a temperatura da água, também são pontos importantes. Afinal, cada tutor deve ficar atento e diminuir riscos de acidentes e estresse para o animalzinho.

Nesse sentido, a veterinária alerta para  ” ter bom senso, ou seja, escolha produtos indicados para os animais e não extrapole nos cheiros, adereços (laços, gravatas etc). A escolha deve ser pensada no conforto do seu mascote”.

E sim, o banho pode ser dado sempre que houver necessidade. Em outras palavras, se o cuidador do pet escolha o banho no domicílio, ela sugere que seja a partir dos três meses de idade dos pets e com água morna.

banho em pets
Mas o banho pode ser dado sempre que houver necessidade | Imagem Metro Jornal

Quando dar banho em pets no Petshop

O ideal é esperar que as vacinas estejam em dia. Portanto, confira com o veterinário qual é o protocolo para seu mascote de acordo com a idade para imunizá-lo. E claro, o quanto antes melhor. Sobretudo, no inverno,  isso evita que eles adoeçam.

Por outro lado, caso faça a opção de dar banho no pet shop, procure ir acostumando-o desde filhotinho para ir se adaptando com os profissionais e o lugar.

O banho em casa

Agora,  se dar banho em casa for sua decisão, essa pode ser uma experiência difícil. Principalmente com gatos. Haja vista, que a natureza deles é mais estressada e devem ir se acostumando aos poucos, com amor e muita paciência.

Além do mais, ” é importante que seja desde a infância do felino, ou seja, a partir dos 3 meses. Assim, ele vai se acostumando e não estranhará seja em qual estação do ano estiver”, conclui a especialista.

gato tomando banho
Veterinária orienta banhos em pets nos dias frios; aprenda tudo aqui| Canva Pro

Dicas importantes para banho dos felinos 

Primeiro, é fundamental familiarizar o gato com banho. Em outras palavras, vá com calma e apresente o local, coloque brinquedos na água. Essas dicas podem ajudar para que ele não fique traumatizado.

Em seguida, se levar ao pet shop, pesquise locais que já tem o serviço para os felinos e outro detalhe, que seja num momento só para gatos. É que o encontro de cães e gatos pode ser estressante para ambos, durante o banho.

Tendo em vista que os bichanos já têm o costume de se cuidarem entre uma lambida e outra, o banho neles pode ser mais espaçado. Observe antes, se estão muito sujos ou com mal cheiro.

Saiba também: Cachorro ou gato: qual o melhor para ter? Confira agora…

E os cães, como fazer?

Pois bem, no caso dos cães, o mais indicado é avaliar de acordo com o porte e a raça. E a veterinária reforça que ” o tutor pode decidir a frequência, desde que não ultrapasse uma vez na semana“.

banho em cachorro
Assim, escolha bem os produtos indicados para o cachorro | Canva Pro

Vale lembrar, que o cão ou gato devem se acostumar aos poucos, e a temperatura da água gostosa e agradável. Dessa maneira, escolha bem os produtos indicados para o cachorro.

As dicas de hoje, portanto,  são para animais saudáveis, que estejam sem complicações dermatológicas e sem nenhuma outra contraindicação.

Afinal, se o seu animalzinho sofre com alterações na pele ou qualquer outro problema de saúde, a orientação de um profissional, certamente, é bem vinda.

Agora que você já aprendeu tantas dicas com a Dra Bruna Hermes, o banho em pets ficou mais fácil? Conta para nós aqui nos comentários.

Comentários
Loading...