Salada de arroz e Lentilha; receita perfeita para fazer no almoço ou jantar que você vai amar

Essa é a dica que vai te impressionar, pois o prato rende até 6 porções e é bastante nutritivo

0

Uma versão saborosa para o arroz do nosso dia a dia. Estamos falando da salada de arroz e lentilha. Hoje, dia 06/08, aqui na coluna Mega Gostoso, aprenda o passo a passo desta receita. Saiba que o prato rende até 6 porções e fica pronto em 50 minutos. Além disso, é extremamente fácil de fazer. Dito isso, corre para conferir os detalhes e já vai convidando os amigos e familiares para degustar esse prato fantástico e colorido.

Saiba mais sobre a Salada de Arroz e Lentilha

Sabe que além de saborosa e suculenta, a lentilha também tem um alto valor nutritivo? Alguns de seus atributos são: fortalecimento do sistema imunológico, prevenção da prisão de ventre e auxilia no combate a anemia. Além disso, o alimento é rico em ferro, potássio, magnésio e outros nutrientes.

Voltando para a receita, o prato pode ainda ser enriquecido com outros ingredientes, como o brócolis e pode deixar o quitute ainda mais gostoso.

A receita rende até 6 porções. Reprodução: Ana Maria Braga/Globo

 

Veja também: Batata rosti recheada na frigideira: receita super rápida para comer no jantar sem cansaço na cozinha

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
  • 1 cenoura;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 e 1/4 xícaras de lentilhas verdes secas;
  • 4 e 1/2 xícaras de caldo de galinha;
  • 1 folha de louro;
  • 1/2 xícara de azeitonas sem caroço;
  • 1 xícara de arroz branco de grão longo;
  • 1/2 xícara de salsinha fresca;
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco;
  • 2 colheres de chá de raspas de limão-siciliano;
  • Sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo da Salada de Arroz e Lentilha

Primeiro, devemos aquecer o azeite em uma panela grande. Em seguida, coloque a cenoura previamente picada em conjunto com a cebola e o alho. Então, refogue por cerca de 5 minutos. Agora, adicione as lentilhas, e também, o caldo de galinha. Deixe cozinhar em fogo alto até ferver. Posteriormente, diminua o fogo para médio ou baixo.

Dessa maneira, cheque as lentilhas até que estejam macias. Logo, as escorra em água fria ou temperatura ambiente. Transfira para uma tigela maior e então, reserve.

Momento de fazer o arroz. Coloque o caldo de galinha restante em uma outra panela junto com a folha de louro e deixe ferver em fogo alto. Sendo assim, coloque o arroz e continue a ferver. Aqui, não devemos mexer o arroz. Mas, baixar o fogo e deixa-lo cozinhar. Este processo deve durar cerca de 20 minutos. Também reserve.

Momento de montar o prato. Em um refratário de vidro, coloque primeiro as lentilhas, espalhando bem. Coloque então, o tomilho, as azeitonas, salsinha e as raspas de limão. Em seguida, antes de colocar na tigela, afofe o arroz com a ajuda de um garfo. Depois só adicionar à tigela. Tempere como preferir, aqui utilizamos azeite. E está pronto o seu arroz com lentilhas.

Sugestão de consumo de Salada e Arroz e Lentilha

Um ótimo acompanhamento para o prato é ter boas opções de salada. Além disso, um suco integral de frutas como laranja e uva complementam e deixam o quitute mais saudável. Vale destacar que a salada de arroz e lentilha é válida para o jantar como o almoço.

Confira mais dicas super interessantes no VÍDEO!

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies