Top Stores

- Publicidade -

Qual é o melhor tipo de panela para cozinhar? Veja como escolher o seu

Há vários tipos de panelas com características diferenciadas

Top Stories Horta em casa perfeita e livre de problemas: 5 dicas indispensáveis para iniciantes

Preparar a comida, além de ser uma tarefa de suma importância, é também uma demonstração e tanto de afeto, principalmente quando você cozinha para outras pessoas. Tendo isso em vista, qual é o melhor tipo de panela para cozinhar? O Blog Mega Gostoso do Diário Prime preparou nessa terça-feira (06/08) esse artigo super interessante sobre os tipos de panela.

Um dos aspectos mais importantes, desse modo, é ter em mente que o tipo ideal depende bastante da rotina culinária; ou seja, se você cozinha para uma família grande ou pequena, por exemplo. Conheça, portanto, os tipos de panela e entenda as características.

Qual é o melhor tipo de panela para cozinhar? Veja como escolher o seu
Qual é o melhor tipo de panela para cozinhar? Veja como escolher o seu – Imagem: Divulgação adrianalauffer

Confira também: Como limpar esponja de cozinha no micro-ondas: veja 5 dicas de higiene

Qual é o melhor tipo de panela para cozinhar

O melhor tipo de panela para cozinhar vai variar de pessoa para pessoa, pois depende de vários fatores como receitas mais comuns, tamanho dos armários, facilidade de limpar, entre outros.

Dessa forma, Para saber qual é o melhor tipo de panela para cozinhar e preparar suas receitas no dia a dia, é importante conhecer os tipos, que inclusive são vários. Veja as vantagens e desvantagens e tire suas conclusões.

Alumínio

A panela de alumínio é o tipo mais comum e utilizado pelos brasileiros. Além de ter um baixo custo, elas são resistentes, versáteis e variadas.

Contudo, elas riscam facilmente, não são fáceis de limpar e podem liberar no alimento substâncias tóxicas a longo prazo.

Antiaderente

Possui muitos benefícios, entre eles a facilidade de limpeza, visto que o alimento não gruda na superfície. Além disso, são bonitas e versáteis. O problema é que arranham fácil e depois do primeiro risco ou quando a capa protetora começar a desprender é hora de trocar, pois essa ruptura libera substâncias altamente tóxicas que causam até câncer.

Portanto, todo cuidado é pouco! Não lave a sua panela antiaderente quando ela estiver quente e evite o choque térmico.

Inox

As panelas de inox são ótimas opção para substituir as panelas feitas de alumínio. Elas são resistentes, aquecem o alimento uniformemente, não oxidam e são fáceis de limpar.

No entanto, o cuidado é super importante, pois arranham facilmente e uma vez arranhadas, o problema de substâncias tóxicas também é presente no material.

Vidro

A panela de vidro é a mais saudável de todas, pois não liberada nenhum tipo de substância ou resíduo prejudicial à saúde. Além de ter uma limpeza bem facilitada e ser bem difícil de riscar.

No entanto, são difíceis de encontrar, exigem bastante cuidado para não quebrar e possuem um alto custo. Cozinhar nelas é um tanto complicado, uma vez que o vidro se mantem quente e pode queimar a comida, o ideal é deligar o fogo antes do preparo para o calor no material finalizar o cozimento.

Outros tipos

Além desses tipos de panela, há também as que são feitas de cerâmica, barro, ferro, cobre e até mesmo de aço. Dessa maneira as opções são diversas. E então, decidiu qual a melhor panela para cozinhar de acordo com a sua rotina? Conta pra gente!

Confira ainda: Diferença entre grelhar e refogar: entenda o que caracteriza cada modo de preparo

A última dica é de como usar a panela de pressão. Um utensílio mão na roda que dispensa comentários. Clica e assista, e não esqueça de compartilhar o VÍDEO.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...