Top Stores

- Publicidade -

Pinha ou fruta-do-conde: 5 benefícios deste alimento para sua saúde

Fruta possui vitaminas, antioxidantes e fibras entre suas propriedades

Top Stories Como desencardir piso branco? Mistura caseira melhor que todos os produtos de limpeza juntos

Pinha, fruta-do-conde ou anona são nomes diferentes para um mesmo alimento repleto de benefícios para a saúde; incluindo nutrientes, fibras e vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Confira hoje (16/03) 5 motivos para ter esta fruta em seu cardápio.

Leia também: Omelete low carb é opção rápida e nutritiva para almoço de segunda (15)

Origem e espécie da pinha

Apesar de possuir diversas nomenclaturas, sendo chamada de diferentes formas ao redor do Brasil, o nome científico desta fruta é Annona squasama. É de origem caribenha e encontrada com mais facilidade em estados do Nordeste e Centro-oeste brasileiro.

Trata-se de uma fruta da mesma espécie da graviola, araticum e atemoia. Estes frutos são da mesma família e possuem propriedades benéficas em cada um deles.

Pinha ou fruta-do-conde: 5 benefícios deste alimento para sua saúde
Pinha ou fruta-do-conde: 5 benefícios deste alimento para sua saúde (Foto: shutterstock)

Chamada de pinha na maior parte do país, trata-se de um alimento com riqueza de antioxidantes essenciais para o combate de radicais livres. Isto é, combate diretamente na proteção das células, evitando o envelhecimento precoce.

Além disso, possui propriedades fundamentais como vitaminas diversas e minerais que auxiliam na manutenção do organismo humano, em seu melhor estado de funcionamento.

Mas, existe uma ressalva quanto a esta fruta. Sua casca e sementes, em algumas pessoas, podem causar efeitos colaterais, apesar de não serem comuns. Porém, é recomendado evitar o consumo delas.

Confira também: Café da manhã dos campeões: panqueca americana com calda de frutas

Então, como consumir a pinha?

É possível comer a pinha em sua forma natural. Ela possui sabor adocicado, mas também com um toque ácido.

Além disso, sua polpa pura pode ser utilizada em inúmeras receitas. Pode ser utilizada no preparo de sucos e até de sobremesas, como sorvetes, mousses, pudins e cremes.

Seja ela fresca, cozida ou assada, possui diversas ações benéficas para a saúde. Veja abaixo as principais delas.

Os 5 principais benefícios do consumo da pinha (fruta-do-conde) para a sua saúde

  • Auxilia na perda de peso

A pinha é uma fruta com riqueza de vitamina B do complexo B, que ajudam no metabolismo e nas fibras. Isso significa que aumenta a sensação de saciedade, sendo uma grande aliada para reduzir porções de alimentos.

  • Melhora do sistema imune

Suas propriedades de vitamina C, vitamina A e antioxidantes aumentam as defesas do organismo contra bactérias e vírus. Corresponde à melhora da imunidade.

  • Reduz a sensação de cansaço

Seus nutrientes gerados pelas vitaminas do complexo B ajudam no metabolismo, reduzindo o cansaço.

  • Regula níveis de colesterol e açúcar

Os antioxidades e fibras presentes na pinha ajudam a regular os níveis de colesterol e de açúçar presentes no sangue, evitando problemas de saúde, como a diabetes.

  • Favorece a cicatrização de feridas

Sua fonte de vitamina C atua diretamente na cicatrização de feridas e no combate ao envelhecimento precoce da pele. Possui atuação na formação de colágeno e evita surgimento de rugas.

Bolo de chocolate perfeito e fofinho

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...