Top Stores

- Publicidade -

Pão de queijo caseiro: confira os ingredientes para fazer o quitute igual dos mineiros

Essa receita fica perfeita para congelar e comer sempre que der vontade

Top Stories Como escolher um cortador de grama; confira dicas valiosas para adquirir o modelo ideal

Pode parecer que não, mas preparar um pão de queijo caseiro é uma tarefa fácil. Apesar de ter alguns segredinhos, o grau de dificuldade da receita que o Mega Gostoso vai mostrar na data de hoje,11/08, é baixo. O tempo de preparo é de 40 minutos e o rendimento é de 20 porções.

Saiba como fazer pão de queijo caseiro

Depois que você aprender a técnica do pão de queijo caseiro, vai poder variar até mesmo o polvilho e o queijo. Mas, no começo, recomendamos ficar no mais tradicional mineiro mesmo: queijo tipo meia cura.

Na lista de ingredientes tem o polvilho azedo, mas como toda receita que permite variações, há muitas possibilidades de substituições. Pode trocar o polvilho azedo pelo doce, o queijo por provolone ou parmesão.

Mas, agora, quanto aos itens, aqui está a função de cada um no preparo:

  • Polvilho – O pão feito com polvilho azedo cresce um pouquinho mais, mas quando esfria, fica mais seco. Já o feito com polvilho doce é mais denso e uniforme;
  • Queijo – Os queijos frescos têm mais água, resultando em um pão mais pesado. Assim acontece com queijos mais gordurosos. Então, quanto mais o queijo for curado, melhor e os queijos duros também;
  • Gordura – Que é o óleo, a banha ou a manteiga, altera a textura que a massa. A dosagem é que mais gordura resulta em pães macios, mas a gordura em excesso faz o pão ficar muito pesado;
  • Leite – O leite, que também pode ser a água, faz o amido que tem no polvilho inchar e gelatinizar, daí o segredo da massa elástica;
  • Sal – É o que dá o gosto, mas dependendo do queijo, fica dispensável;
  • Ovo – É o que dita a leveza e textura do pão, ajudando o polvilho na estrutura da massa.

Leia mais: Pão de queijo congelado: aprenda assar no micro-ondas, frigideira e muito mais com as dicas de hoje

Ingredientes da receita

  • 200 gramas do queijo meia cura passado no ralado fino;
  • 200 gramas do polvilho azedo;
  • 8 colheres de sopa de óleo;
  • 100 ml de leite;
  • 1 ovo;
  • Sal a gosto.

Passo a passo do pão de queijo caseiro

blank
Receita de pão de queijo caseiro. Foto: Freepik

O forno deve ser pré-aquecido a 180º C. Enquanto isso, esquente a manteiga e o leite em uma panela. Coloque o polvilho em uma vasilha grande e jogue o leite com manteiga quente por cima. Então, mexa até formar uma pasta.

Agregue o queijo e misture. Depois, adicione o ovo, mexa, ajuste o sal e continue mexendo. Quando tudo estiver bem misturado, comece a modelar os pães de queijo. Para isso, unte as mãos com óleo. Distribua em uma forma untada e leve para assar até ficar dourado.

Sugestão de consumo da receita

Para essa receita de pão de queijo caseiro, a nossa sugestão de acompanhamento é um café fresco ou um suco natural. Chás quentes ou gelados também caem perfeitamente. E caso deseje rechear, deixamos uma dica magnífica a seguir.

Veja mais: Receita de pão de queijo de liquidificador, rápido e fácil de preparar e pode rechear à vontade

E para acompanhar seu pão de queijo caseiro a carne desfiada é uma dica infalível. Veja como ter receitas suculentas e cheia de sabor no VÍDEO de hoje.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...