Top Stores

- Publicidade -

Macarrão a alho e óleo: o prato perfeito para qualquer ocasião.

O prato é um clássico da culinária italiana e fará sucesso na sua casa!

Top Stories Sonhar com gato: saiba o real significado de sonhar com o felino

Um prato clássico para o almoço ou jantar. Trata-se do macarrão a alho e óleo. Hoje, dia 13/07, você aprenderá esta autêntica receita italiana. Inclusive, já adiantamos que é um quitute fácil de fazer, que rende até 10 porções e fica pronto em pouco tempo: cerca de 30 minutos.

Macarrão a alho e óleo

Antes de mais nada, esta é a receita mais tradicional da culinária italiana. Mas você sabia que a origem do macarrão, na verdade, é desconhecida? Sim, isso mesmo que acabou de ler. Alguns historiadores dizem que a iguaria existe desde o ano de 2.500 antes de Cristo.

Contudo, foram com os italianos que a massa ganhou o significado que conhecemos até hoje. E isso ocorre pois foi na Itália que o prato ganhou tamanha variedade. Contudo independente de sua origem, temos que concordar o quanto o macarrão é um prato maravilhoso e versátil.

Mesmo na versão mais básica que ensinaremos aqui, é um prato que faz sucesso no almoço e jantar, seja o mais simples até o mais chique. Por isso, vamos agora aos ingredientes.

Veja também: Costelinha de Porco Assada: o prato perfeito para o final de semana.

Ingredientes

  • 250g de macarrão (meio pacote);
  • 2 litros e meio de água;
  • Salsinha picada a gosto;
  • 100 ml de azeite ou óleo;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 2 conchas de água quente (160ml).

Passo a passo do macarrão ao alho e óleo

Receita de macarrão alho e óleo
Receita de macarrão alho e óleo. Foto: Canva Pro

Antes de mais nada, deveremos cuidar do alho. Então utilizando uma tábua e uma faca, descasque o alho. Em seguida, com a ajuda de um moedor, mini processador ou até mesmo utilizando a faca, você deverá fatiar o tempero. Reserve.

Então, é hora de preparar o macarrão. Por isso, utilize uma panela grande, coloque a quantidade de água necessária. Agora, coloque a panela no fogo alto e espere até que ela ferva. Posteriormente, é momento de colocar o macarrão na água fervente. Uma dica é que na hora de colocar a massa, é fazer igual ao jogo de pega varetas.

Pois bem, após isso, fique de olho aberto à medida que o macarrão amolecer. Logo, cuidadosamente, mexa com auxílio de um garfo, a massa para dentro da panela. Após isso, deixe cozinhar até que fique al dente. Este processo leva cerca de 4 a 8 minutos. Se preferir, abaixe um pouco do fogo, para que não grude macarrão no fundo da panela.

Em seguida, desligue o fogão. Então, com a ajuda de uma peneira de aço ou plástico, escorra a água quente. Reserve.

Neste instante, é hora de fazer o molho. Desta maneira, pegue o alho picado ou processado e coloque em uma frigideira já banhada com azeite. Ponha no fogo médio, misturando os dois ingredientes até que o alho fique dourado. Deixe esfriar. E então, ferva um pouco de água.

Após isso, ponha a água fervente na frigideira. Contudo, utilize fogo baixo e adicione sal a gosto. Mexa mais um pouco, e enfim, adicione o macarrão com a salsinha. Misture bastante e então, desligue o fogo. Está pronto o macarrão a alho e óleo.

Sugestão de consumo do macarrão a alho e óleo.

Portanto, saiba que esta é uma receita bastante democrática e vai bem com todo o tipo de tempero ou carne. Assim como, qualquer tipo de bebida.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...