Top Stores

- Publicidade -

Grelhados e gratinados: aprenda 2 formas práticas e gostosas de fazer couve-flor

Saindo da rotina, essas receitas vão te surpreender

Top Stories Bolo brevidade: aprenda a receita que realmente é “breve”, mas muito saborosa

Com o corre-corre do nosso dia a dia, as receitas de grelhados e gratinados de couve-flor são uma boa escolha para aqueles que querem diferenciar o almoço ou jantar. O Mega Gostoso hoje, 31/07, vai te mostrar como esses pratos rápidos, que demoram em torno de trinta minutos, são de dificuldade baixa e rendem quatro porções.

Saiba como fazer grelhados e gratinados de couve-flor

A couve-flor tem um sabor bem agradável, portanto, seus grelhados e gratinados são pratos versáteis que podem ser servidos no almoço ou jantar. Além de uma hortaliça saborosa, tem uma textura diferente e também é bastante saudável.

Para quem está de dieta é uma das melhores opções, já que traz muitas vantagens e benefícios para todo o organismo, com suas vitaminas, fibras e antioxidantes. Então, tendo todas as propriedades, ajuda no emagrecimento, no fortalecimento dos ossos, na memória e melhora do sistema digestivo.

Leia mais: Couve flor gratinada é receita saborosa e prática para a segunda sem carne

Prato grelhado

Esse prato é simples, barato e rápido de preparar. Portanto, com poucos ingredientes, esse grelhado fica saboroso e muito saudável.

  • 1 couve-flor;
  • Pimenta e sal à gosto;
  • Azeite à gosto.

Então, para começar, tire as folhas da couve-flor e corte em pedaços pequenos. Em seguida, coloque em uma tigela, lavando na água corrente, para depois deixar secando sobre uma peneira. O segredo é que quanto mais seca ela está, mais dourada fica.

Por conseguinte, coloque o azeite para esquentar no fogo médio e refogue a couve-flor, mas de forma que nenhum pedaço fique amontoado. É que eles precisam ter contato com o fundo da panela para dourar. Tempere, portanto, de acordo com seu gosto e deixe grelhando por 6 minutos, mas vire de vez em quando para dourar igual de todos os lados. Após, transfira para a travessa e sirva quente.

Gratinado de couve-flor

O molho branco é uma receita clássica. O gratinado é muito fácil de preparar e fica gostoso: um prato impossível de não ter no seu “caderninho” de receitas.

  • 1 couve-flor;
  • 3 colheres de sobremesa de margarina;
  • 1 pitada de sal;
  • Um dente pequeno de alho;
  • 150 gramas de muçarela ralada;
  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 150 gramas de presunto ralado;
  • 3 colheres de sobremesa de farinha de trigo dissolvida no leite (pouco, apenas para dissolver mesmo);
  • 1 caixa de creme de leite;
  • Parmesão ralado à gosto;
  • 2 pacotes de tempero pronto em pó.
blank
Receita de grelhados e gratinados. Foto: Edna Aetleamor

 

O primeiro passo é retirar as folhas e separar os folhetes da couve-flor. Depois, cozinhando com os temperos. Então, retire da água, escorra e coloque na travessa. Em seguida, faça o molho branco. Basta para isso ir amassando o alho e fritando na margarina. Adicione o leite, o sal e a farinha dissolvida, mexendo até começar a engrossar.

Coloque muçarela, presunto e, por último, creme de leite. Despeje esse creme branco em cima da couve-flor, polvilhando queijo ralado. Então, leve para gratinar no forno pré-aquecido em 180º.

Sugestão de consumo da receita

Sugerimos que os grelhados e gratinados de couve-flor sejam servidos com um molho de tahine. Mas, outros molhos também ficam gostosos com a hortaliça, por exemplo, molho branco, molho de queijo e de bacon.

Veja mais: Como cortar tomate para salada: confira dicas de preparo e descubra se ele é fruta ou legume

E essa dica do VÍDEO também é mega importante. Aprenda a preparar o feijão para estar à mão quando quiser degustar.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...