Top Stores

- Publicidade -

Feijão bandinha: ingrediente de opção econômica com 5 dicas de preparo

Aposte nesse tipo de feijão em seu cardápio, você vai se surpreender com a riqueza de sabores

0

Você conhece ou já ouviu falar sobre o feijão bandinha? Ele é uma opção super interessante para o bolso e para inovar no cardápio. Assim sendo, o Blog Mega Gostoso do Diário Prime vai te ensinar nessa segunda-feira (20/07) a como preparar essa delícia de forma simples e incrível com 5 dicas de preparo.

O feijão recebe esse nome devido ao seu processo. Até chegar na nossa mesa, esse ingrediente passa por alguns procedimentos de colheita e armazenamento. No entanto, os grãos são quebrados e cerca de 3% de tudo que foi colhido seria inutilizado.

Feijão bandinha: conheça essa opção econômica e confira 5 dicas de preparo
Feijão bandinha: conheça essa opção econômica e confira 5 dicas de preparo – Imagem: Divulgação freepik

Dessa forma, como meio de aproveitar essas perdas, a comercialização do feijão bandinha é super importante e vantajosa, pois além de ter um valor quatro vezes menor do que o feijão com grão inteiro, esse tipo tem as mesmas propriedades que o convencional.

Leia também: Pudim de café fácil de fazer: uma deliciosa receita para sobremesa prática e barata

Feijão bandinha: 5 dicas de preparo deliciosas

Nada melhor do que gastar menos, comer bem e ainda ter todos os nutrientes de um alimento disponível para o consumo, não é mesmo?

Com o feijão bandinha, você economiza, ajuda um comércio que visa evitar o desperdício e ainda prepara receitas incríveis.

Além disso, por conter os mesmos nutrientes (carboidrato, proteína, ferro, etc) que o feijão normal, o feijão bandinha pode tranquilamente substituir opções mais caras, sem prejuízos ao organismo.

Dito isso, confira 5 dicas de preparo que você pode fazer com o feijão bandinha.

Como cozinhar o feijão bandinha

  • 2 xícaras (chá) de feijão bandinha;
  • 1 litro de água.

Prepare da seguinte forma:

  • Primeiro, lave bem o feijão, escorra, cubra com água fria e deixe de molho até que todos os grãos estejam hidratados (pode ser de um dia para o outro);
  • Em seguida, escorra e junte mais água para que cubra os grãos, com uns 5 cm acima da superfície, e leve à panela de pressão;
  • Não obstante, tampe e leve ao fogo alto. Contudo, quando a válvula chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos;
  • Desligue o fogo, espere acabar a pressão e só então abra a panela. Se os grãos não estiverem macios, tampe e cozinhe mais um pouco, juntando mais água quente, se precisar.

5 dicas de preparo

1. Purê de feijão

A primeira dica é fazer um purê de feijão com poucos ingredientes. Basta usar o feijão cozido com temperos a gosto, e logo em seguida amassar os grãos. E bem rapidinho está pronto para servir.

2. Feijão com calabresa super temperado

A segunda dica de preparo é com a linguiça calabresa. Quanto aos temperos use a criatividade e inove com louro, cebolas roxa e até alho poró.

3. Farofa de feijão bandinha

E a farofinha de feijão, já experimentou? A sugestão é super simples e o sabor tem gostinho de quero mais. E o modo de fazer não tem mistério. Portanto, acrescente o feijão à sua base de farofa e dê um toque com cheiro verde, bacon e os demais ingredientes que desejar compor o prato.

4. Refogado com alho e sal

Para o feijão refogado ficar bem apetitoso, a dica é amassar um pouco dos grãos e caprichar nos condimentos. Sendo assim, a cebola em pedacinhos pode ser um curinga para ganhar muitos elogios.

5. Salada com feijão

Use os ingredientes como tomates picadinhos, pimentões coloridos e até alcaparras para a salada ficar bem colorida e apetitosa. Em seguida escolha as folhas que a família adora e regue com um molhinho bem saboroso.

Uma última sugestão para essa salada são os vegetais. A versatilidade pode ser infinita, logo o pepino, a cenoura e até podem surpreender com riqueza de nutrientes e sabores.

Leia ainda: Canjiquinha com costelinha na panela de pressão: receita gostosa que aquece no inverno

Agora, aproveita para conferir no vídeo de hoje como deixar suas verduras e frutas livres de contaminação e prontas para consumo.

Comentários
Loading...