Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Fazer doce de leite de quadradinho em casa? Confira a receita

Doce tradicional e sabor marcante com a cara do Brasil

Doce de leite de quadradinho é uma sobremesa que costuma remeter às lembranças de infância. Tende a estar entre as guloseimas que as crianças adoram comer. Portanto, nesta terça (16/03), a coluna Mega Gostoso mostrará como fazer esta delícia com sabor de nostalgia. Confira a receita e faça você mesmo em sua própria casa.

Sobremesa tradicional e com gostinho brasileiro

O doce de leite tem sabor marcante e toque bem adocicado, que faz a alegria de quem aprecia.

Versátil, o doce pode ser feito de diferentes maneiras e consumido em várias formas. O estilo quadradinho, por exemplo, é um dos mais comuns. É encontrado com facilidade em lojas, mas também pode ser feito em poucos passos dentro de casa. Para tanto, pode-se utilizar apenas ingredientes que você, possivelmente, possui em sua cozinha.

Como fazer doce de leite de quadradinho? Confira a receita da sobremesa
Como fazer doce de leite de quadradinho? Confira a receita da sobremesa (Foto: Reprodução / anamariabraga.globo.com)

Além de ser uma ótima opção de sobremesa para adultos e crianças, também pode ser um produto para vendas. Neste caso, é ainda mais importante saber produzir os seus próprios doces quadradinhos e colocá-los à venda.

Como fazer doce de leite de quadradinho

Para prepará-lo, são necessários apenas quatro ingredientes simples e cerca de 1 hora para ficar devidamente pronto. Sendo possível, portanto, servir até 14 pessoas com as medidas que serão apresentadas.

Já o seu formato de quadradinho vai depender de como será cortado.

Os ingredientes são os seguintes:

  • 1 litro de leite
  • 750g de açúcar
  • Raspas de 1/2 limão
  • Manteiga para untar a fôrma

Com estes quatro ingredientes simples e comuns na maioria das cozinhas ao redor do Brasil, a forma de preparar este doce possui poucos passos.

Modo de preparo:

  • Primeiramente, misture toda a medida de leite junto com a medida de açúcar em uma panela ou em um tacho de fundo grosso;
  • Coloque a panela em fogo baixo e mexa aos poucos, até que que a mistura comece a encorpar, ficando grossa;
  • A partir daí, comece a mexer rapidamente e mantenha a o cozimento em fogo baixo. O ponto ideal é quando a mistura estiver bem grossa, aparecendo o fundo da panela;
  • Retire a panela do fogo e acrescente as raspas de limão. Fora do fogão, continue mexendo enquanto esfria um pouco e a mistura engrossa ainda mais.

A partir daí, será o momento de utilizar a manteiga para untar uma fôrma retangular. Em seguida, prossiga com os passos finais:

  • Despeje o doce na fôrma já untada e espelhe com a ajuda de uma espátula ou colher. Mas, não será mais necessário levar ao fogão;
  • Aguarde até que o doce esteja morno e fique sólido. Então, corte em quadradinhos;
  • Depois que os cortes forem feitos, apenas aguarde para que o doce esfrie completamente e armazene em um pote de sua preferência.

Bolo de chocolate perfeito e fofinho

Confira o passo a passo para conseguir fazer um bom perfeito e fofinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.