Como fazer grão de bico cozido: aprenda uma receita saborosa de estrogonofe vegano

Perfeita para os dias mais frios, o sabor deste prato irá surpreender a todos.

0

Uma receita vegana perfeita para o jantar e dias frios. Trata-se do estrogonofe de grão de bico. Hoje, dia 29/07, na coluna Mega Gostoso, aprenda o passo a passo deste prato saboroso. Saiba que é uma receita fácil de fazer, que rende até 6 porções e tem como tempo de preparo apenas 25 minutos.

Saiba mais sobre o estrogonofe de grão de bico

O grão de bico é um alimento bastante nutritivo. Alguns profissionais da Nutrição, inclusive dizem que ele é um ótimo substituto para o feijão. Além disso, há uma outra vantagem: ele pode ser utilizado em uma dieta low carb.

Mas o que é low carb? Em resumo, é um tipo de dieta onde há uma baixa considerável de ingestão de carboidratos. Desta maneira, as proteínas e gorduras boas ganham um maior destaque.  Contudo, saiba que para entrar neste tipo de regime é importante ter o acompanhamento de um nutricionista.

grão de bico vegano
Conheça e aprenda esta versão saborosa do famoso estrogonofe. Reprodução: RicMais

 

Veja também: Bolinho de Espinafre Assado: a entrada perfeita para o almoço ou jantar

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas;
  • 4 dentes alho picados;
  • 1/2 xícara (de chá) de cebola picada;
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda;
  • 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru;
  • 100g cogumelos frescos fatiados;
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de molho tomate;
  • 6 folhas de manjericão grandes picadas;
  • 1 xícara (de chá) de leite de amêndoas;
  • Pimenta do reino moída a gosto;
  • 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas misturada com 2 colheres (de sopa) de amido de milho;

Modo de preparo e cozimento do estrogonofe de grão de bico

Antes de tudo, saiba que é importante deixar o grão de bico de molho. Assim como o feijão, o ideal é deixa-lo por mais de 6 horas. Assim, o grão ficará mais maleável e, consequentemente, mais fácil de ser ingerido. Todavia, ao final deste tempo, escoe a água.

Agora, ponha na panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, após pegar a pressão. Então, reserve. Portanto, seguimos para o próximo passo. Corte da maneira que preferir os cogumelos. Aliás, faça o mesmo com o alho e a cebola, pondo os dois ingredientes na panela.

Logo, coloque um fio de óleo e refogue os itens citados até que fiquem dourados. Em seguida, coloque o grão de bico e os cogumelos. Você deve desligar o fogo ao perceber que os cogumelos estão macios.

Agora, adicione o restante dos ingredientes. Primeiramente, ponha o tomate e o leite de amêndoas. Inclusive, é recomendável deixar o fogo mais baixo para não queimar.

Continuando, cozinhe por 5 minutos. Posteriormente, acrescente a mostarda, mais uma porção do leite de amêndoas. Contudo, agora ele deve ser misturado com o amido de milho.

Finalmente, adicione a salsa e cebolinhas picadas, assim como as folhas de manjericão. E então, está pronto o seu estrogonofe de grão de bico.

Sugestão de consumo de estrogonofe de grão de bico.

Uma sugestão que damos aqui é adicionar palmito e, assim, dar uma incrementada ainda maior na receita de estrogonofe de grão de bico. Ficará igualmente saboroso.

Logo, aprenda também a usar a panela como uma mega aliada na cocção dos alimentos. Confira no VÍDEO!

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies