Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Drink bombeirinho: coquetel dos anos 80 e que faz sucesso até hoje

Coquetel tem sabor brasileiro com cachaça como ingrediente base

O drink chamado bombeirinho tem origem no Brasil, sendo criado e ganhando popularidade na coquetelaria nacional a partir da década de 1980. Contudo, o coquetel continua a fazer sucesso até os dias de hoje, pois leva ingredientes tradicionais do nosso país. Saiba hoje (19/03) como preparar.

Criação do coquetel brasileiro

A origem do bombeirinho tem relação com a “era negra” da coquetelaria mundial. Foi quando os coquetéis mais famosos da época tinham ingredientes mais práticos e rápidos, visando aumentar a produtividade e reduzir custos. Daí, drinks doces, coloridos e de fácil preparo ganharam fama.

Por conta dessa época, coquetéis feitos com destilados industrializados e ingredientes doces, como é o caso do bombeirinho, com a groselha, tornaram-se populares e marcaram presença em festas.

Drink bombeirinho: coquetel dos anos 80 e que faz sucesso até hoje no Brasil
Drink bombeirinho: coquetel dos anos 80 e que faz sucesso até hoje no Brasil (Foto: Reddit)

Por exemplo, coquetéis como Cuba Libre, Fuzzy Naval e Hi-Fi, todos feitos com destilados industrializados e outros ingredientes que tornam eles doces e coloridos, viraram febre. E são consumidos até os dias de hoje, é claro.

Já o nome dado ao drink bombeirinho tem relação com a cor do uniforme do Corpo de Bombeiros, pois, quando adicionada a groselha a bebida torna-se vermelha.

Outra peculiaridade sobre a origem é que muitos afirmam que quando o coquetel fica excessivamente doce – nos casos em que a dose de groselha é maior do que deveria – é capaz de “apagar o fogo” de uma noite de bebedeira.

Mas, não se engane. Apesar de pequeno, este drink passa de 20% de teor alcoólico.

Leia também: Receita de espetinho misto para petisco; veja como é fácil

Como fazer um drink bombeirinho

Assim como acontece com outros drinks, o bombeirinho ganhou diversas variações em sua receita com o passar do tempo, pois o mundo dos coquetéis é formado por pessoas curiosas e que gostam de variar o próprio paladar, antes de tudo, além de disponibilizar a outras pessoas.

Mas, a receita clássica do drink continua sendo a mais utilizada nos bares ao redor do Brasil. O motivo que faz com que este coquetel seja genuinamente brasileiro é por ter cachaça pura como ingrediente principal. O destinado nacional também é sucesso em outras receitas, como em Caipirinha, Rabo de Galo e Jorge Amado.

Ingredientes:

  • 30ml de cachaça brasileira pura
  • 10ml de suco de limão tahiti
  • 10ml de groselha
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:

  • Em um mixing glass (copo para mistura em vidro) com gelo, adicione todos os ingredientes;
  • Misture com uma colher bailarina até que o líquido esteja homogêneo dentro do copo;
  • Para servir, faça a coagem para um copo de shot (copo martelinho).
  • Tanto o mixing glass, como o copo de shot, podem ser encontrados com facilidade em qualquer loja de variedades em sua cidade.
  • Pinha ou Fruta-do-conde: conheça os benefícios deste alimento para a saúde

Benefícios das ervas e temperos caseiros

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.


Leia ainda: Drink Com Pitaya E Gin É Opção Refrescante E Saborosa Para O Verão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.