Top Stores

- Publicidade -

Conheça os benefícios da chia para quem busca emagrecer com saúde

Semente é versátil, fácil de encontrar e possui inúmeros benefícios; conheça mais

Top Stories Como desencardir piso branco? Mistura caseira melhor que todos os produtos de limpeza juntos

A chia é uma das sementes reconhecidas no combate a diversos problemas de saúde. Além disso, ela tem como alguns de seus principais benefícios, armas poderosas que ajudam a perder peso. Neste sábado (13/03), portanto, explicaremos as vantagens de tê-la em sua dieta diária e porquê.

Considerada como um “superalimento”, a chia contém inúmeros benefícios para a saúde humana, pois é repleta de nutrientes, fibras e vitaminas que nos ajudam a viver de maneira saudável.

Leia mais: Risoto de quinoa com frango é jantar saudável e nutritivo; saiba mais

Chia tem benefícios para quem busca emagrecer com saúde

Um dos principais objetivos de quem consome chia é ajudar na dieta de emagrecimento. No entanto, tudo de forma saudável e com a ingestão de alimentos naturais e com baixo teor calórico.

Conheça os benefícios da chia para quem busca emagrecer com saúde
Conheça os benefícios da chia para quem busca emagrecer com saúde (Foto: Reprodução / Abril)

A chia faz parte deste grupo dos principais alimentos responsáveis por auxiliar na redução de peso e, ainda, por oferecer os seguintes benefícios:

  • Consumo da chia aumenta saciedade

As sementes de chia possuem facilidade na absorção de grande quantidade de água. Assim, mesmo sendo pequenas em seu formato natural, dentro do nosso organismo elas formam um “gel” que ocupa um espaço considerável no estômago.

Desta forma, aumenta a saciedade e evita a necessidade de grandes porções de alimentos. Isso acontece porque é uma semente rica em fibras, proteínas e ômega-3.

  • Superalimento para consumo diário

Uma porção de duas colheres de semente de chia contém 79 calorias, com 7g de fibra, 3,8g de proteína e mais 126mg de cálcio. Sozinha, ela já preenche 13% do valor diário considerado como ideal para estas propriedades.

  • Versatilidade

Por seu formato de semente e com pouco sabor, a chia cai bem em inúmeros tipos de refeições. Funciona no café da manhã, no almoço, em lanches diurnos e também em jantares e ceias.

  • Preço baixo e alto rendimento

O preço de 1kg de semente de chia pode ser encontrado por cerca de R$ 12 em lojas de produtos naturais. E seu rendimento pode durar um longo tempo; tendo em vista que não é necessário utilizar grandes quantidades nas refeições para obter seus benefícios.

  • Ajuda a evitar a formação de gordura localizada

Um estudo feito pelo European Journal of Clinical Nutrition afirma que a chia ajuda na redução de picos de insulina no sangue, evitando, assim, o acúmulo de gordura no organismo humano. Os testes realizados duraram 12 semanas.

Leia também: Bruschetta de tomate: veja o passo a passo para preparar esse petisco

Propriedades e outros benefícios da semente chia

Entre suas principais propriedades, estão uma composição de ômega-3, além de antioxidantes que ajudam a combater ação de radicais livres nas células, cálcio, proteínas, fibras, minerais e vitaminas.

Este conjunto de propriedades transformam esta semente em um poderoso complemento nutricional, para quem deseja perder peso ou simplesmente manter uma alimentação saudável com base em alimentos naturais.

Sozinha, a chia não tem o poder de resolver problemas de saúde e nem tampouco curá-los. O que a semente pode fazer é ajudar a reduzir chances de algumas doenças acontecerem, assim como auxiliar no emagrecimento.

Pela sua quantidade elevada de fibras, ela é fundamental para ajudar no controle da diabetes e a melhorar a saúde intestinal – neste segundo caso, ajuda a evitar a prisão de ventre.

Seus antioxidantes também auxiliam no combate ao envelhecimento precoce das células. Já o cálcio é fundamental para ajudar a fortalecer ossos.

Benefícios das ervas e temperos caseiros

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Conheça também: Pitaya: conheça os benefícios da fruta que ajuda acelerar o emagrecimento

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...