Top Stores

- Publicidade -

Como limpar esponja de cozinha no micro-ondas: veja 5 dicas de higiene

Limpeza da esponja é simples, mas deve ser feita diariamente

Top Stories 5 dicas de sapato para quem tem joanete: veja como escolher e descanse seus pés

O micro-ondas é um aparelho doméstico super versátil e que otimiza o tempo de diversas formas. Quem pensa que ele serve apenas para aquecer alimentos, engana-se, pois é possível preparar receitas e até higienizar alguns utensílios. Isso mesmo, higienizar! Tendo isso em vista, o Blog Mega Gostoso do Diário Prime preparou nesse segunda (02/08) esse artigo super interessante sobre como limpar esponja de cozinha no micro-ondas.

Além disso, confira outras dicas de como higienizar a esponja que utilizamos para lavar a louça, panelas, pia e demais itens da cozinha. Afinal de contas, essa higienização deve ser feita para que se evite a proliferação de bactérias e micro-organismos prejudiciais à saúde.

Como limpar esponja de cozinha no micro-ondas: veja 5 dicas de higiene
Portanto, saiba como limpar esponja de cozinha no micro-ondas: veja 5 dicas de higiene – Imagem: Divulgação ekonomista

 

Confira também: Cuidados com a tábua de carne e utensílios de madeira; confira dicas importantes

Como limpar esponja de cozinha no micro-ondas

Pois bem, um pensamento bastante comum é de que a esponja da cozinha, aquela que utilizamos na pia, não necessita de uma limpeza própria. Mas, além de precisar, a higienização da esponja é algo indispensável e que deve ser recorrente.

Isso se deve ao fato de que a esponja de cozinha é um “criadouro” super propício para as bactérias, pois é úmido e contém matéria orgânica.

No entanto, há um fator ainda mais relevante: a esponja é o objeto mais sujo da nossa casa, até mais que o vaso sanitário. Dessa forma, é comum que apareçam nela, bactérias e fungos que podem casar febre, diarreia e até problemas pulmonares. Então, higienizar a esponja é super importante!

Assim sendo, para limpar a esponja de cozinha no micro-ondas, siga as instruções:

  • Depois de lavar a louça, lave a esponja em água corrente, retirando qualquer resto de detergente e comida que esteja grudado nela;
  • Torça bem a esponja, para tirar o máximo de água;
  • Coloque a esponja de molho numa solução de 1/2 colher de água sanitária para 250 ml de água e deixe por cinco minutos;
  • Tire a esponja do molho, torça para retirar toda a água e coloque-a no micro-ondas durante dois minutos, na potência máxima.

Veja outras dicas de higienização.

1. Não utilize sabão

Sabe aquele sabão em pedra? Pois bem, não utilize-o para higienizar a esponja da cozinha. Prefira soluções caseiras, água morna e detergente.

2. Deixe no sol

O calor é uma forma interessante de eliminar boa parte dos micro-organismos da esponja de cozinha. Então, quando utilizá-la, deixe secar expondo-a ao sol.

3. Utilize água fervendo

Outro uso do calor para acabar com as bactérias, é fervê-la. Isso mesmo, coloque uma panela com água para ferver e deixe a esponja fervendo por 10 minutos.

4. Faça a higienização uma vez por semana

A melhor forma ´preparando uma solução. Dessa maneira, prepare uma mistura de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água e deixe a esponja imersa por 10 minutos.

5. Passou de 15 dias? É hora de trocar

A maioria das embalagens diz que a duração da esponja é de quatro semanas. Contudo, para evitar contaminações, troque a esponja a cada 15 dias, no máximo a cada 20, ok?

Confira ainda: Limpeza de cozinha com vinagre: confira 5 dicas úteis que vão te ajudar

Agora se informe mais com as dicas do Vídeos feitas especialmente para você!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...