Top Stores

- Publicidade -

Como cozinhar soja em grão: confira dicas que vão facilitar o preparo do alimento

A soja é um alimento super nutritivo e de fácil preparo, além de versátil para o dia a dia.

Top Stories Quer viver mais e melhor? Saiba como melhorar a expectativa de vida consumindo vegetais roxos

A soja é um alimento super saudável, rico em nutrientes e bastante utilizado pelos adeptos do veganismo e vegetarianismo. Desse modo, o Blog Mega Gostoso do Diário Prime preparou nessa terça-feira (24/07) dicas sobre como cozinhar soja em grão; confira e aproveite.

Veja, entre os principais nutrientes do grão, a proteína vegetal tem um grande destaque. Por essa razão, ela é muito consumida em substituição à proteína animal.

Assim sendo, confira formas super interessantes de preparar o alimento e conheça alguns benefícios desse consumo.

Como cozinhar soja em grão: confira dicas que vão facilitar o preparo do alimento
Como cozinhar soja em grão: confira dicas que vão facilitar o preparo do alimento – Imagem: Divulgação getty images

Leia também: Farinhas sem glúten: conheça os tipos e benefícios para uma receita perfeita

Como cozinhar soja em grão

Bem, continuando a falar sobre a soja, saiba que é um dos alimentos de origem vegetal mais completos que há. Portanto, incluí-la na alimentação diária é super interessante para a saúde como um todo.

Logo, é possível, desse modo, consumir a soja em grãos, em forma de farinha e pela proteína texturizada. Além disso, o ingrediente é muito versátil. Por conseguinte, você consegue preparar hambúrguer, estrogonofe, saladas e muito mais.

Dessa forma, se você nunca preparou a soja em grão ou tem dúvidas sobre esse preparo, confira algumas dicas que vão te ajudar:

  • Para consumir a soja em grão, você precisará cozinha-la;
  • Faça uma limpeza nos grãos: retire aqueles que estão danificados e depois vale em água corrente;
  • Dê um choque térmico nos grãos: após lavar e escorrer com a água natural, coloque água quente, misture com a ajuda de uma espátula ou colher de pau e depois escorra bem;
  • Depois disso, coloque a soja de molho em água fria por pelo menos 6 horas ou durante a noite toda antes do preparo;
  • Retire as cascas: após ter ficado de molho, friccione os grãos nas mãos para retirar todas as cascas, faça isso até finalizar todos os grãos;
  • Por fim, lave a soja novamente para retirar as cascas (jogue as cascas no lixo).

Seguido esse passo a passo, você poderá cozinhar a soja em grão.

Cozinhando a soja

Cozinhar a soja é super fácil. Em panelas normais, adicione os grãos (que já passaram pelo processo acima), colique água até cobri-los e um pouco de sal. O cozimento leva geralmente cerca de 4 horas.

Já utilizando a panela de pressão, o processo é mais rápido, algo em torno de 20 minutos. Então, coloque a soja, água em quantidade adequada e sal. Após o cozimento, espere a panela retirar toda a pressão.

Com a água do cozimento, você poderá preparar sopas e caldos, pois os nutrientes da soja são liberados no processo de cozimento.

Portanto, o consumo de soja apresenta diversos benefícios, como a saúde dos ossos e da pele, prevenção de alguns tipos de câncer, alívio dos sintomas da TPM e menopausa, reduz o risco de doenças cardiovasculares e muito mais. Aproveite esse vegetal também!

Leia ainda: Feijão bandinha: ingrediente de opção econômica com 5 dicas de preparo

BÔNUS

E o Mega Gostoso está antenado, também, em evitar desperdícios. Então, compartilhamos esse VÍDEO com dicas incríveis e que você precisa saber na hora de cozinhar os alimentos.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...