Top Stores

- Publicidade -

Como cozinhar leite condensado: confira formas diferenciadas e simples

Processo de cozimento pode ser feito na panela de pressão, no forno e até no micro-ondas

Top Stories Saiba como reaproveitar caixas de sapato na organização

O leite condensado é o principal ingrediente para diversas receitas. No entanto, o preparo de algumas delas, que utilizam o composto nem sempre é feito exatamente como compramos no mercado; seja na lata ou na caixinha. Dessa forma, o Blog Mega Gostoso do Diário Prime preparou nessa quarta-feira (04/08), esse artigo que vai te explicar como cozinhar leite condensado.

Assim sendo, veja formas super fáceis de preparar o leite condensado em casa. Assim, para fazer doce de leite e também para usar como recheio em tortas, bolos e receitas afins.

Como cozinhar leite condensado: confira formas diferenciadas e simples
Então, aprenda cozinhar leite condensado: confira formas diferenciadas e simples – Imagem: Divulgação pricilapiardi

 

Confira também: Chá de amendoim: conheça duas receitas para aquecer nos dias frios

Como cozinhar leite condensado

Primeiramente, cozinhar leite condensado é mais fácil do que se imagina. E além do mais, o procedimento permite que o ingrediente seja usado em receitas diversas. E ele também é consumido sozinho, ou seja, como uma opção super interessante para a sobremesa.

Veja, portanto, formas diferentes e simples de preparar essa delícia que tem um uso bastante versátil.

Cozinhando o leite condensado na panela de pressão

Pois bem, um dos métodos mais utilizados para cozinhar o leite condensado é usando a panela de pressão, pois é rápido e eficaz. Assim sendo, confira como fazer:

  • Coloque, primeiramente, a lata na panela de pressão com água e espere cozinhar;
  • Mas, para garantir a segurança, coloque água até a marca indicada na panela. Caso não exista, deixe um espaço de três dedos entre a água e borda da panela;
  • Todavia, mantenha o fogo médio.

Porém, lembre-se que o início do cozimento, começa apenas quando a panela começa a chiar. Por isso é bastante importante tampar a panela e, se certificar que não há escapamento da pressão.

Tempo de cozimento

Agora, se você quer um doce mais claro, o tempo de cozimento é de até 20 minutos. Mas ao contrário, para obter um tom mais escuro, o ideal é deixar cozinhando e, após pegar pressão, por até 60 minutos.

Continuando, depois do tempo indicado, deixe a pressão sair completamente. Em seguida, retire a lata e espere ela esfriar para poder abrir e utilizar. Mas caso você esteja cozinhando o leite condensado para preparar uma receita, é indicado que faça o cozimento no dia anterior, pois o processo de esfriar realmente é importante.

No forno

Aqui, para cozinhar o leite condensado no forno, você deve retirar o composto da lata e colocar em um refratário que possa ir ao forno. Portanto, jamais deve colocar a lata sozinha, ok?

Dessa forma, coloque até duas latas em um refratário de vidro e siga as instruções:

  • Primeiro pré-aqueça o forno a 220 ºC;
  • Em seguida, despeje o leite condensado num refratário;
  • Então, cubra com papel alumínio;
  • Assim, coloque o refratário em uma assadeira maior e despeje água quente na assadeira. O nível de água deve ser de mais ou menos ½ a ¾ do refratário com leite condensado;
  • Continuando, cozinhe por aproximadamente de 3 a 3 ½ horas. Se o nível de água abaixar muito você pode adicionar mais água. Durante a última hora, você deve checar a cada 30 minutos para ver se o doce de leite está pronto – a cor deve ser de caramelo;
  • E por derradeiro, quando o doce de leite estiver pronto, remova-o do forno e deixe esfriar.

No micro-ondas

Quando for cozinhar o leite condensado no micro-ondas, o processo é bem semelhante ao forno. É importante dizer para não colocar a lata no aparelho! Dito isso, siga as instruções:

  • Inicialmente, você deve colocar meia lata em um refratário, escolha um que possa ir ao micro-ondas;
  • Em seguida, é só deixar por 3 minutos em potência máxima, é suficiente;
  • E por último, após retirar do forno, misture com o batedor ou mixer.

Após as etapas, já está pronto. O doce de leite no micro-ondas está supimpa e, portanto, é só saborear.

Mas, vale ressaltar que dependendo da potência do micro-ondas esse tempo pode ser mais ou menos, então certifique-se. Leia o manual para conferir as instruções e aja com segurança.

Confira ainda: Dicas para iniciante de cozinha: veja como acertar no preparo das receitas

Enfim, gostou de aprender as dicas para cozinhar leite condensado? A seguir, conheça outras para fazer aquela economia que no orçamento. É só assistir o VÍDEO curtir e compartilhar.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...