Como cozinhar brócolis: veja qual a melhor forma para manter os nutrientes

Vegetal nutritivo e ideal para uma alimentação saudável que não pode faltar

0

O brócolis é um vegetal super completo e interessante para a alimentação. Por possuir propriedades nutricionais diversas e inúmeros benefícios para a saúde, ele é super recomendado para o consumo diário. Tendo isso em vista, o Blog Mega Gostoso do Diário Prime preparou nessa quarta-feira (12/08) dicas de como cozinhar brócolis.

É possível preparar brócolis de diversas formas. No entanto, há alguns modos de preparo que conseguem manter quase que por completo os nutrientes e facilitar um melhor aproveitamento das vantagens para a saúde.

Como cozinhar brócolis: veja qual a melhor forma para manter os nutrientes
Como cozinhar brócolis: veja qual a melhor forma para manter os nutrientes – Imagem: Divulgação iStock

Confira também: Pão de queijo congelado: aprenda assar no micro-ondas, frigideira e muito mais com as dicas de hoje

Como cozinhar brócolis

Alguns alimentos perdem, de forma substancial e relevante, os seus nutrientes que fazem bem ao corpo. De fato, quando são preparados e/ou consumidos de forma inadequada,  e às vezes, até comum. Como é o caso, por exemplo, de algumas frutas que devem ser ingeridas com casca; mas as pessoas descascam e acabam jogando fora a parte mais nutritiva.

Pois bem, o mesmo acontece com o brócolis. Então, cozinhar direto na água não é o melhor. Isso porque a melhor forma de consumir é cru ou feio no vapor. Pois, dessas maneira, as vitaminas são preservadas. Portanto, veja como cozinhar e preparar o brócolis no vapor. Siga as instruções.

São elas:

  • Primeiro você deve limpar o brócolis utilizando uma mistura de água com sal e deixar de molho por 10 minutos;
  • depois, lave em água corrente;
  • em seguida, retire o tronco do caule principal (a parte mais grossa do brócolis);
  • continuando, corte os ramos em pedacinhos menores, e se quiser, pode cortar o caule; mas caso não, basta cortar os ramos e dispensar o caule. E não jogue fora, pois poderá usar em outras receitas, na sopa por exemplo.
  • logo em seguida, coloque um cesto de vapor em uma panela: encha 5 cm da panela com água, insira o cesto, tampe e leve ao fogão em temperatura média;
  • Quando a água estiver fervendo, coloque os ramos de brócolis que você cortou e tampe a panela;
  • Em seguida, cozinhe os brócolis no vapor por 10, no máximo, 20 minutos, dependendo da quantidade de ramos;
  • Depois, remova a panela do fogão e retire a tampa imediatamente para evitar que os brócolis fiquem empapados;
  • Por fim, sirva como quiser.

Portanto, essa é a melhor forma de preparar brócolis e garantir que a menor quantidade possível de vitaminas será perdida. Mas ainda assim, você pode fazer esse mesmo processo no micro-ondas. Desde que use utensílios próprios para isso.

Além disso, essa técnica (cozinhar a vapor) permite que o alimento seja cozido sem perder a sua cor característica: um verde bem vivo.

Como saber que o brócolis está pronto

Você pode cozinhar a vapor, o brócolis fresco e o congelado, que você encontra no mercado em embalagens. Dessa maneira, não perde os nutrientes do alimento e é a melhor forma de comer brócolis.

Mas como saber que o brócolis esta pronto? Basta verificar a textura do vegetal. Ele fica pronto quando sua estrutura fica mais molinha. Experimente fazer o teste do palito ou usar um garfo de sobremesa. Vale salientar que quanto mais novo (fresco) for o alimento, mais rápido ele ficará pronto.

Confira ainda: Como fazer banana frita: confira qual o tipo ideal da fruta para essa receita

Você pode aprender também como ter feijão sempre disponível e pronto para consumo. Confira no VÍDEO.

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies