Bolo inglês gourmet: aprenda a receita para deixar o seu lanche ainda mais saboroso

Fofinho e saboroso, esse bolo fica igual ao industrializado, mas com o gostinho caseiro

Foto do revisor (Raquel)
Revisado por: (Raquel)
Anúncio


Continua depois da publicidade

O bolo inglês gourmet é a versão mais elaborada do clássico que agrada aos mais diferentes paladares. O Mega Gostoso, do Diário Prime, vai mostrar hoje, 21 de julho, o método tradicional de fazer, mas com opções de recheio e cobertura que fazem toda a diferença. Você conseguirá o rendimento de 2 bolos com aproximadamente 20 x 10 cm em cerca de 1 hora. Vamos lá conferir?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o bolo inglês gourmet

Tirando a tradicionalidade, uma das variações mais requisitadas desse quitute é o bolo inglês gourmet. Sabe aquele bolinho bem macio, tipo Pullman? Pois, então, esse é o bolo! A receita que apresentaremos tem uma boa vantagem: sua textura é maravilhosa, mas não tem nenhum conservante ou emulsificante, apenas ingredientes básicos como ovo, manteiga e farinha.

Continua depois da publicidade

Os passos são um pouco detalhados, então, parecem longos demais. Entretanto, não há com o que se preocupar. A receita é bem simples, contando com o a delícia do chocolate e do doce de leite para acompanhar. Veja só!

Assim, leia mais: Bolo gelado de abacaxi: prepare sua sobremesa em 50 minutos …

Ingredientes da massa

  • 150 gramas da manteiga na temperatura ambiente;
  • 3/4 da xícara de chá do açúcar cristal;
  • 1/4 da xícara de chá do cacau (pó);
  • 1/4 da xícara de chá do leite;
  • 3 ovos de tamanho grande;
  • 1 xícara de chá e 1/4 da farinha de trigo;
  • 2 colheres das de chá do fermento (pó).

Ingredientes do recheio

  • 1 lata do leite condensado.

Ingredientes da cobertura

  • 200 gramas do chocolate tipo meio amargo;
  • 80 ml do creme de leite na temperatura ambiente.

Passo a passo do preparo do bolo inglês gourmet

Tirando a tradicionalidade, uma das variações mais requisitadas desse quitute é o bolo inglês gourmet
Tirando a tradicionalidade, uma das variações mais requisitadas desse quitute é o bolo inglês gourmet – Foto: Canva Pro

Primeiramente, pré-aqueça seu forno a uma temperatura de 180º C. Assim, separe duas assadeiras descartáveis feitas com papel alumínio de tamanho 20 x 10 cm.

Em uma batedeira de batedor globo, bata a manteiga juntamente com açúcar de forma a se obter o creme fofo e claro. Em seguida, raspe a lateral do vasilhame com a espátula.

Separadamente, misture ligeiramente os ovos, juntando aos poucos a mistura do açúcar com a manteiga.  Mas, bata sempre em alta velocidade. Se o ovo for acrescentado bem gradativamente, a mistura certamente não talhará.

Em outro vasilhame, misture o leite com o cacau de forma a obter uma pasta homogênea, nem mole, nem com o pó solto. Dessa forma, quando a manteiga com o ovo estiver bem batida, adicione a pasta do cacau, batendo até incorporar.

Raspe a lateral do vasilhame, juntando o fermento e a farinha, batendo na velocidade mínima até incorporar. Em seguida, desligue imediatamente a batedeira, terminando a integração dos ingredientes com a espátula.

Distribua a massa entre as duas formas, levando para assar até dourar, em torno de 30 minutos. Assim, aguarde esfriar totalmente em cima de uma grade.

Passo a passo do recheio do bolo inglês gourmet

Coloque o leite condensado dentro da panela de pressão, certificando-se de que o rótulo tenha sido retirado. Assim, cubra-a com água, fechando a panela, bem como levando ao fogo até que pegue pressão.

Deixe no fogo brando para cozinhar por uns 40 minutos. Em seguida, desligue o fogo e aguarde até a pressão sair completamente. Aguarde a lata esfriar totalmente antes de abri-la.

Para rechear o bolo, corte o centro em um retângulo bem profundo, mas tomando cuidado para não atravessar sua base. Dessa forma, retire todo o excesso da massa da tampa, deixando reservado. A cavidade deve ser recheada com doce de leite, cobrindo com o bolo reservado.

Passo a passo da cobertura do bolo inglês gourmet

Derreta todo o chocolate no micro-ondas ou no banho-maria. Em seguida, misture com creme de leite para, posteriormente, cobrir todo o bolo.

Sugestão de consumo

O bolo inglês gourmet pode ser consumido com suco de frutas, refrigerante, chocolate quente ou até mesmo um cafezinho. Mas, na verdade, não importa muito o acompanhamento, pois a estrela do lanche definitivamente será o quitute da receita!

Portanto, confira também: Bolo gelado de Coco: confira como preparar essa deliciosa …

Agora, veja a receita desse bolo de paçoca super gostoso no vídeo que está imperdível!

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies