Arroz farofado: delícia diferente para seu almoço ou churrasco
Essa receita pode transformar a sua refeição com sabores diversos
Fazer almoço todos os dias pode ser um verdadeiro desafio à criatividade e ao seu livro de receitas. Pensando nisso, o blog Mega Gostoso escolheu para hoje, 11/03, uma receita incrível de arroz farofado. Simples e cheio de sabor, ele inova sem exigir seu tempo ou trabalho. Fica pronto em apenas 20 minutos e rende 06 porções.
Veja como fazer a receita do arroz farofado
Essa é uma daquelas receitas ótimas para reaproveitar o arroz do dia anterior, sem apelar ao tradicional arroz de forno.
Traz à panela outros ingredientes que transformam esse prato comum do dia a dia do brasileiro, em uma refeição completa. Para isso, aliás, aposta em outra paixão do Brasil: a farofa. Veja, então, como fazer.
Não deixe de conferir essa opção: Surpreenda-se com o frango a pizzaiolo; almoço saboroso em 40 min
Ingredientes para a receita
- 500 g de bacon;
- 400 g de calabresa;
- 500 g de linguiça fina de porco ou frango;
- 1 xícara (chá) de azeitona sem caroço;
- 4 xícaras (chá) de arroz cozido;
- 1 cebola média;
- 5 dentes de alho;
- 500 g de farofa pronta para churrasco;
- Azeite a gosto;
- Sal e pimenta calabresa a gosto;
- Salsa e cebolinha picadas a gosto.
Ainda, você pode substituir a farofa pronta por farinha de mandioca torrada. Nesse caso, use temperos caseiros para dar a ela mais sabor, como orégano, tomilho e manjerona secos.
Passo a passo do preparo do arroz farofado

Para dar início à receita de arroz farofado, pique todas as carnes, ou seja, o bacon, as linguiças e a calabresa. Também, faça o mesmo com o alho e a cebola, deixando-os bem fininhos. Por fim, corte a azeitona em pedaços pequenos.
Logo após, leve o azeite à frigideira e frite a linguiça juntamente à calabresa e ao bacon. Quando eles estiverem dourado, acrescente ao recipiente a cebola, as azeitonas e o alho, refogando-os. Uma vez que estes dourarem, acrescente a farofa e a pimenta.
Então, mexa tudo muito bem, deixando a mistura homogênea. Experimente a farofa e só depois acrescente sal, caso queira. Lembre-se de que as carnes do preparo do arroz farofado já possuem sal e, por isso, é necessário cuidado.
Desligue o fogo e coloque essa mistura em uma vasilha. Então, acrescente o arroz (quente) e mexa novamente para misturá-los. Acrescente o cheiro verde e sirva sua receita que transformará a sua refeição!
Sugestão de acompanhamento
Como visto acima, essa receita é bastante completa. Afinal, ela possui carboidratos e proteínas e, é claro, muito sabor. Mas saiba que é possível deixar a sua refeição ainda mais rica com algumas dicas tão fáceis do que a do nosso arroz farofado.
Em primeiro lugar, que tal levar frescor à mesa? Para isso, indicamos essa salada de brócolis e outras especiarias que acompanha um molho. Outra opção, nesta mesma linha, é esta macarronese.
Benefícios das ervas e temperos caseiros
Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.