Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Flamengo ao vivo? Serviços de streaming revoluciona forma de assistir futebol ao vivo


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Atenção: Siga o Diário Prime no Google News e assine nosso Canal no You Tube!

O futebol passou a fazer parte da cultura brasileira pouco tempo depois do esporte desembarcar no Brasil. Primeiro foram os jornais impressos e as emissoras de rádio responsáveis por potencializar a paixão pelo esporte. Nelson Rodrigues nas colunas cheias de floreios; Osmar Santos, José Silvério nas ondas sonoras do rádio com seus bordões criativos. Posteriormente, então, chega a TV com as primeiras imagens dos jogos de futebol. Era assim que os apaixonados acompanhavam – e ainda acompanham – o esporte.

No entanto, os veículos de comunicação seguem em constante mudanças. E mesmo com várias formas de se acompanhar o time de coração, muitos torcedores ainda ficavam à margem dessas transmissões. Contudo, a internet vem cada vez mais democratizando os momentos esportivos. Portanto, as conhecidas dificuldades em assistir jogos ficam cada vez mais sem nexo. O costume de ir na casa de um amigo ou conhecido só para assistir um jogo – porque não há outra forma de acompanhar – vem caindo por terra.

Streamming já faz parte do orçamento

Cada vez mais os serviços de streamming vem ocupando espaço no orçamento dos torcedores. Até mesmo jogos de divisões mais baixas e que não tinham espaço nas grades das emissoras de TV são contemplados. Somado a isso, os fãs de futebol podem acompanhar o placar real de outras partidas que interessam através das ferramentas em tempo real.

A série C do Campeonato Brasileiro foi transmitida pela empresa britânica DAZN. A competição que teve o Náutico como campeão teve 80 partidas transmitidas nesta edição. A audiência positiva, sobretudo no nordeste do Brasil – por conta de times tradicionais estarem disputando a competição -, chamou a atenção da Rede Bandeirantes. A empresa fez uma parceria com a DAZN e transmitiu a reta final na TV aberta.

Disputa por parcela de mercado

Logo, é possível notar uma mudança significativa no comportamento do consumidor. A entrada do DAZN e outros serviços de streamming na dividida com os grandes conglomerados de comunicação pode representar uma disputa também em outro campo, o dos preços. Uma vez que, a mensalidade da empresa britânica é mais em conta (R$ 37,90) do que o principal pacote de transmissão do Brasileirão Série A, o Premiere –que custa R$ 79,90 só pela internet.

Entrada de transmissões esportivas na internet torna oferta mais plural

Como já abordado no texto, a forma de consumir conteúdo está em constante mudança. A velocidade é tanta que o espectador pode acompanhar uma partida de um determinado esporte enquanto navega nas redes sociais. Por conta disso foi identificada uma mudança no comportamento dos consumidores diante das transmissões esportivas.

A audiência está tão plural que a Commebol, entidade responsável pela Copa Libertadores da América, abriu transmissão da competição à Fox Sports, Rede Globo, Sportv e Facebook, em dias distintos. Em dias de terça, a transmissão é exclusiva para o Fox Sports e Sportv. Por outro lado, nas quartas, os jogos são transmitidos pela Globo e canais de TV a cabo. Já nas quintas, o Facebook é responsável por transmitir as partidas. ]

A Commebol também mudou a forma em que a competição é transmitida. No modelo atual, a entidade que rege o futebol sulamericano contratou uma empresa para gerar as imagens das partidas. Ou seja, Os canais compradores dos direitos de imagem recebem o sinal gerado pela Commebol e o transmite ao público. Adotando um mesmo padrão para todos os compradores do evento.

A forma de transmissão também tem sido adotada em outras competições, a fim de controlar o conteúdo exibido e evitar a reprodução com parcialidade. Esse modelo de produção de conteúdo próprio tem sido usado em outras competições de renome no mundo do futebol. Ele serve para que se possa controlar o conteúdo que será exibido, evitando reproduções carregadas de parcialidade.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!