Top Stores

- Publicidade -

Veja como solicitar 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão

O cartão se presta ao pagamento de inúmeros benefícios trabalhistas e governamentais

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

É possível solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão sem sair de casa. Com isso, é possível conseguir, em poucos passos, o documento responsável pelo pagamento de tantos benefícios sociais, dentre eles o Bolsa Família e o seguro-desemprego. Confira hoje, 31/07, como expedi-lo, seja pela primeira vez ou não.

Como solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão?

Como dito anteriormente, é possível requerer a primeira via ou segunda sem sair de casa. Com isso, evitam-se aglomerações ao mesmo tempo em que se permite ao trabalhador conseguir o documento para sacar seus benefícios sem maiores esforços.

Primeiramente, é possível requerer o Cartão Cidadão pelo atendimento telefônico pelo número 0800 726 0207. Nesse caso, será preciso responder a uma série de perguntas para comprovar a identidade do contato. Porém, após poucas perguntas você termina o atendimento e aguarda o recebimento do cartão em casa.

Por outro lado, ainda não é possível requerer o Cartão Cidadão pela internet. Com isso, quem não quiser se valer do atendimento telefônico precisa ir até uma agência da Caixa Econômica portando um documento de identificação com foto e o número do PIS.

Vale lembrar que independentemente da forma de solicitação do cartão, o cadastro da senha ocorre presencialmente. Isto é, em atendimento na Caixa Econômica, nas Casas Lotéricas ou nas correspondentes Caixa Aqui. Outra questão importante é que depois de solicitar a 1ª ou 2ª via do Cartão Cidadão será preciso desbloqueá-lo. O desbloqueio, então, ocorre pelo mesmo atendimento telefônico. Ou, então, presencialmente.

solicitar 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão
Aprenda como obter o Cartão Cidadão! – Foto: Reprodução/Veja

Para que serve o Cartão Cidadão?

Esse documento conecta os cidadãos a diversas parcelas. Por exemplo, com ele é possível realizar o saque de benefícios trabalhistas, como o FGTS. Ou, então, sociais, como o Bolsa Família. Aliás, seus pagamentos sempre são feitos pela Caixa Econômica.

Veja, então, alguns serviços e pagamentos que ficam disponíveis após solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Abono salarial PIS;
  • Seguro-Desemprego;
  • Bolsa Família;
  • Auxílio emergencial (somente para quem também recebe Bolsa Família).

Lucro do FGTS: Desempregados também têm direito, entenda

Os lucros do Fundo de Garantia deverão ser liberados em breve. Com isso, o saldo do FGTS dos trabalhadores irá aumentar. Veja, então, quem tem direito e quando será o pagamento.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...