É possível solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão sem sair de casa. Com isso, é possível conseguir, em poucos passos, o documento responsável pelo pagamento de tantos benefícios sociais, dentre eles o Bolsa Família e o seguro-desemprego. Confira hoje, 31/07, como expedi-lo, seja pela primeira vez ou não.
Como solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão?
Como dito anteriormente, é possível requerer a primeira via ou segunda sem sair de casa. Com isso, evitam-se aglomerações ao mesmo tempo em que se permite ao trabalhador conseguir o documento para sacar seus benefícios sem maiores esforços.
Primeiramente, é possível requerer o Cartão Cidadão pelo atendimento telefônico pelo número 0800 726 0207. Nesse caso, será preciso responder a uma série de perguntas para comprovar a identidade do contato. Porém, após poucas perguntas você termina o atendimento e aguarda o recebimento do cartão em casa.
Por outro lado, ainda não é possível requerer o Cartão Cidadão pela internet. Com isso, quem não quiser se valer do atendimento telefônico precisa ir até uma agência da Caixa Econômica portando um documento de identificação com foto e o número do PIS.
Vale lembrar que independentemente da forma de solicitação do cartão, o cadastro da senha ocorre presencialmente. Isto é, em atendimento na Caixa Econômica, nas Casas Lotéricas ou nas correspondentes Caixa Aqui. Outra questão importante é que depois de solicitar a 1ª ou 2ª via do Cartão Cidadão será preciso desbloqueá-lo. O desbloqueio, então, ocorre pelo mesmo atendimento telefônico. Ou, então, presencialmente.

Para que serve o Cartão Cidadão?
Esse documento conecta os cidadãos a diversas parcelas. Por exemplo, com ele é possível realizar o saque de benefícios trabalhistas, como o FGTS. Ou, então, sociais, como o Bolsa Família. Aliás, seus pagamentos sempre são feitos pela Caixa Econômica.
Veja, então, alguns serviços e pagamentos que ficam disponíveis após solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Cidadão:
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- Abono salarial PIS;
- Seguro-Desemprego;
- Bolsa Família;
- Auxílio emergencial (somente para quem também recebe Bolsa Família).
Lucro do FGTS: Desempregados também têm direito, entenda
Os lucros do Fundo de Garantia deverão ser liberados em breve. Com isso, o saldo do FGTS dos trabalhadores irá aumentar. Veja, então, quem tem direito e quando será o pagamento.