Top Stores

- Publicidade -

Tem PIS em 2021? Entenda

Entenda em que pé estão os pagamentos dos abonos salariais.

Top Stories Aprenda como plantar grama no quintal: descubra agora como fazer isso de forma fácil e descomplicada

O abono salarial é pago anualmente. Geralmente os pagamentos têm como base as características o trabalhador de acordo com o ano anterior. Além disso, o pagamento costuma se iniciar na metade de um ano, encerrando-se na metade do calendário anual seguinte. E quanto a este ano? Tem PIS em 2021? Confira a resposta hoje, 08/08.

Tem PIS em 2021?

O pagamento do abono salarial referente ao ano de 2019 se encerrou no dia 30 de junho deste ano. Assim, como de praxe, ele iniciou no ano de 2020. Dessa forma, naturalmente em seguida se iniciaria o pagamento do PIS/Pasep referente ao ano passado.

Entretanto, ele não acontecerá nesse ano. Isso não significa o fim do abono salarial nem nada nesse sentido. Em verdade, apenas ocorreu a postergação da liberação dos valores. Por isso, o pagamento não acontecerá neste ano, mas sim em 2022.

Dessa forma, no próximo ano deverão ocorrer dois pagamentos do PIS/Pasep. O primeiro será referente ao ano de 2020, enquanto o outro será para o ano de 2021. Aliás, a liberação deve iniciar ainda em janeiro. Portanto, em poucos meses será possível sacar o valor do abono salarial.

tem pis em 2021
Veja tudo sobre o próximo pagamento do PIS/Pasep! – Foto: Reprodução/Exame

Quem terá direito ao PIS em 2021?

Como dito acima, o pagamento do abono será apenas em 2022 e, em verdade, serão duas parcelas. Uma referente ao PIS 2020 e, outro, ao de 2021. Com isso, alguns trabalhadores poderão receber dois pagamentos, desde que preencham as regras para ambos os anos-base de quitação. Veja quais são essas normas:

  • Trabalho com carteira assinada (CTPS) por ao menos 30 dias no ano-base (2020 ou 2021);
  • Cadastro de ao menos 5 anos no regime PIS/PASEP;
  • Receber, no ano-base, remuneração de até dois salários mínimos mensais;
  • Constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)  do empregador para cada um dos anos.

Qual será o valor do PIS/Pasep?

O valor do pagamento sempre se baseia no salário mínimo do ano de pagamento. O atual corresponde a R$ 1.100. Contudo, no próximo ano ele terá revisão, como ocorre anualmente. Por isso, ainda não é possível saber o valor exato do abono salarial.

Além disso, o valor de pagamento depende do número de meses em que o trabalhador esteve, nos anos-base, com carteira assinada. O trabalho por 12 meses garante o pagamento do valor integral. Isto é, de um salário mínimo. Tempos menores garantem 1/12 do salário mínimo para cada 30 dias de registro na CTPS.

Assim, tem PIS em 2021, porém seu pagamento somente ocorrerá em 2022. Dessa forma, basta aguardar a divulgação do calendário de pagamentos.

Lucro do FGTS: trabalhadores desempregados e outros também têm direito

Confira tudo sobre os lucros de Fundo de Garantia e a sua distribuição, que pode aumentar seu saldo do FGTS.

3.3/5 - (3 votes)

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...