Anualmente a Previdência Social estabelece quais serão as datas do pagamento dos benefícios para o ano seguinte. Assim, desde dezembro de 2020 o público tem conhecimento das datas da tabela de pagamento do INSS. Veja hoje, 22/07, quais são elas e saiba quando irá receber os valores.
Esse calendário tem validade para todos os beneficiários. Isto é, tanto para quem recebe pensão por morte quanto aposentadoria. Ainda, para quem recebe salário-maternidade, auxílio-doença ou acidentário.
Aliás, mesmo quem foi aprovado pelo INSS ao longo de 2021 para receber benefícios encontra as suas datas de recebimento nessa tabela. Abaixo, então, confira o calendário e como fazer a leitura dele.
Tabela de pagamento do INSS: Confira datas para aposentadorias, pensões e demais benefícios
Em verdade, são dois os calendários que estipulam as datas de pagamento do INSS. O primeiro deles se volta a quem recebe benefício de até um salário mínimo, R$ 1.100. Já o segundo, então, refere-se aos benefícios que superam esse limite.
Ainda, dentro de cada uma dessas tabelas há a distribuição das datas de acordo com o cartão previdenciário. Para tanto, considera-se o penúltimo número dele, o que antecede o dígito verificador. Dessa forma, considere o último antes do hífen.
Veja, assim, a tabela de pagamento do INSS para o ano de 2021, válida para todos os benefícios previdenciários:

Além disso, cabe ressaltar que o 13º salário dos aposentados e pensionistas segue um calendário próprio. Ou seja, ele não está na tabela de pagamentos do INSS. Aliás, o pagamento dele encerrou no último dia 7.
Quem ainda não era beneficiário do INSS, por outro lado, receberá o valor de forma proporcional junto ao pagamento do mês de novembro. Por isso, basta aguardar.
Conta de energia alta? Você pode estar sendo lesado e nem sabe!
Sua conta de energia vai aumentar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima aumento nas tarifas, e isso não vai sair barato. Isso, aliás, sem contar os riscos de racionamento e blecaute.
Mas, para piorar a situação, saiba que hoje, provavelmente, você já paga mais do que deve na sua conta de energia. Então, veja como ocorre o superfaturamento da conta e como defender os seus direitos de consumidor.