Top Stores

- Publicidade -

Quanto tempo o INSS demora para analisar um requerimento? Veja prazos!

Filas se acumulam perante a Previdência Social, o que faz pedidos acumularem.

Top Stories Coquetel azul: aprenda a preparar uma bebida mista com a cor da serenidade

Quanto tempo o INSS demora para analisar um requerimento? Essa é uma pergunta que milhões de brasileiros levantam. Afinal, recorrentemente há grandes demoras nas análises e concessões dos pedidos. Contudo, muitos não podem esperar e, durante essa espera, passam por dificuldades. Hoje, 07/07, veja o que diz a lei.

O INSS é o responsável por analisar inúmeros pedidos. E isso não é à toa, pois são inúmeros os benefícios que têm natureza previdenciária. Considere, por exemplo, as aposentadorias, pensões e auxílios. Igualmente, o salário-maternidade.

Mas o que acontece quando há demora? Quanto tempo o INSS pode demorar para analisar um pedido? Confira, abaixo, tudo sobre esse assunto. Assim, saiba como defender seus direitos e o que esperar após o pedido de benefício previdenciário.

quanto tempo o INSS demora para analisar um requerimento
Fila do INSS faz análises e concessões de benefícios atrasarem! – Foto: ES Brasil

Quanto tempo o INSS demora para analisar um requerimento?

A princípio o prazo é de 45 dias. É isso, aliás, que estipula a lei que rege o INSS. Contudo, a Previdência Social encontra dificuldades em cumprir esse prazo. E isso não é de hoje, bem como decorre de inúmeros motivos.

No início de 2020 o INSS já acumulava 1,9 milhões de pedidos em sua fila. À época, a Previdência justificou o atraso e acúmulo de pedidos com a Reforma Previdenciária. Assim, o motivo da demora em responder requerimentos seria a ausência de atualização total dos sistemas de acordo com a nova lei, que entrou em vigor ao final de 2019.

Atualmente, contudo, os atrasos permanecem e o INSS ainda demora para analisar um requerimento. E, agora, somam ainda mais justificativas. Dentre elas está a suspensão temporária do atendimento presencial, em 2020. Igualmente, o fato de que nem todas as agências e servidores retornaram ao atendimento.

Quais são os direitos de quem espera por resposta do INSS há mais de 45 dias?

Como vimos, o tempo que o INSS deveria demorar para analisar um requerimento corresponde a 45 dias. Porém, normalmente ele extrapola esse limite de tempo. Mas, então, o que ocorre? Quais são os direitos do trabalhador?

Caso passem mais de 45 dias sem resposta, o trabalhador terá direito ao pagamento retroativo do valor, caso seja aprovado. Isto é, considera-se que ele era beneficiário desde a data do requerimento do pedido.

Ainda, o cidadão pode acionar o INSS na Justiça Federal mediante a demora. Nessa hipótese, então, é necessário ter apoio de um advogado previdenciário.

Aprenda a investir e ganhar dinheiro através de aplicativos

Se você quer fazer o seu dinheiro render e fazer investimentos inteligentes, saiba que é possível começar a aplicar usando aplicativos de corretores e bancos e também aprender mais sobre o mundo dos investimentos.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...