Top Stores

- Publicidade -

Quando será pago o 14º salário dos aposentados?

Abono extra poderá beneficiar milhões de beneficiários do INSS

Top Stories Sonhar com gato: saiba o real significado de sonhar com o felino

Embora proposto em 2020, o 14º salário dos aposentados poderá ocorrer em 2021. Mas quando, exatamente, será o pagamento? Quem receberá e qual será o valor do abono extra? Veja as respostas para essas perguntas hoje, 20/07. Para isso, basta continuar sua leitura.

O abono é fruto do Projeto de Lei 3657/2020, de relatoria do Senador Paulo Paim (PT-RS). O PL, por sua vez, decorre da Ideia Legislativa nº 136.304, de autoria do advogado tributário Sandro Gonçalves.

Quando será o pagamento do 14º salário dos aposentados?

O Projeto de Lei responsável pela criação do décimo quarto salário do INSS ainda tramita perante o Senado. Isto é, não passou por votação. Portanto, ainda não houve uma decisão sobre o pagamento ou não.

14º salário dos aposentados
É possível receber ainda em 2021 um abono extra do INSS, veja o que se sabe até o momento! – Foto: Reprodução/Ceará Agora

Da mesma forma, então, ainda não há previsões quanto à data de pagamento. Contudo, caso haja votação sobre o 14º salário dos aposentados até o final do ano, a quitação da parcela deverá ocorrer ainda em dezembro.

O relator do PL, Paulo Paim (PT-RS) permanece em defesa da criação do abono extra dos aposentados e pensionistas do INSS. Segundo entrevista do parlamentar à Agência Senado, em abril deste ano, isso poderia fomentar a economia. Veja:

É uma questão de justiça. Além de socorrer o aposentado, que está no grupo de risco, também irá servir como injeção de recurso na economia. Entre os municípios brasileiros, 64% depende da renda dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Fonte: Agência Senado

Quem poderá receber o 14º salário dos aposentados?

O PL inclui todos os beneficiários do INSS. Dessa forma, propõe-se a ajudar nesse momento delicado de pandemia todos que recebem valores mensais da Previdência Social.

Isto é, além dos aposentados, os pensionistas. Igualmente, quem recebe o valor para fins de auxílio-doença, acidentário ou reclusão. A medida, aliás, torna-se ainda mais importante mediante a antecipação e já pagamento do 13º do INSS.

Ou seja, caso não haja a aprovação do 14º salário dos aposentados, não haverá valores extras aos beneficiários do INSS no final do ano. E, com isso, muitas famílias podem enfrentar um Natal mais magro.

Qual será o valor do décimo quarto do INSS?

Caso haja aprovação da medida que cria um abono extra aos beneficiários da Previdência, o valor dependerá de quanto o cidadão recebe do INSS mensalmente. Em outras palavras, do valor do benefício.

Assim, o benefício repete o valor mensal. Ainda, quem somente passou a receber benefícios ao longo de 2021 tem direito ao abono proporcional. Por exemplo, quem passou a receber valores em fevereiro de 2021 poderá receber 10/12 do valor do auxílio mensal para fins de 14º salário dos aposentados.

Lucros do FGTS: Quem tem direito?

Os aposentados que ainda prestam serviços formais também têm direito aos lucros do FGTS. Portanto, veja como será o pagamento dessa parcela que também atuará como um valor extra, além do 14º salário dos aposentados.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...