Top Stores

- Publicidade -

Qual a diferença de SPC e Serasa? Entenda como funcionam esses birôs

Top Stories Bolo brevidade: aprenda a receita que realmente é “breve”, mas muito saborosa

Qual a diferença de SPC e Serasa? Bem, essencialmente falando, além propriamente do nome e respectiva razão social de ambas as instituições e sua fundação, a distinção se dá por quem é responsável por gerir os bancos de dados e qual o foco de atuação de cada um. Saiba mais hoje (26/07) aqui no Diário Prime.

SPC é uma sigla que quer dizer Serviço de Proteção ao Crédito. Por outro lado, Serasa corresponde a um acrônimo para Serviços de Assessoria S.A, após um certo tempo decorrido de sua fundação, começou a se intitular Serasa – Centralização de Serviços Bancários.

Qual a diferença de SPC e Serasa: entendendo o que é o SPC

Para além de entender qual é a diferença de SPC e Serasa, é fundamental saber o que cada birô representa. No caso do SPC, ele funciona como um tipo de banco de dados a respeito d crédito, detendo um caráter público.

Além disso, o seu respectivo banco de dados se vincula às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Em outras palavras, quem o administra são as associações comerciais.

Outrossim, sua fundação ocorreu no ano de 1955. Não só isso, mas também várias empresas já se valeram dele, uma vez que é possível acessar aproximadamente 180 milhões de CPF’s através dele.

qual a diferença de spc e serasa birôs
Qual a diferença de SPC e Serasa? Entenda como funcionam esses birôs. Fonte da imagem: Pixabay

De que modo funciona o Serasa?

O Serasa, por outro lado, caracteriza-se como um órgão que efetua a prestação de serviços e possui um banco de dados gigantesco.

Aliás, encontram-se no banco de dados do Serasa uma infinidade de informações pertinentes aos débitos pendentes de pessoas e empresas.

Ademais, há igualmente informações a respeito de ações judiciais, cheques sem fundo e diversas outras informações oriundas de diferentes companhias, sendo elas privadas ou públicas.

Afinal, qual a diferença de SPC e Serasa?

Afinal, qual a diferença de SPC e Serasa de fato? Elas são:

  • As informações que o SPC armazena são concedidas por lojistas credenciados. Contudo, no Serasa eles são provenientes de bancos e demais instituições financeiras;
  • Quem criou o Serasa foi a Federação Brasileira das Associações de Bancos e Associação de Bancos do Estado de São Paulo. Por sua vez, quem fundou o SPC foi um conjunto de 12 empresas e o financiamento de suas atividades acontece por intermédio de associações comerciais nacionais;
  • Por fim, para se consultar o CPF nos birôs, deve-se recorrer ao Negociar Dívida Online ou SPC Brasil, no caso do SPC e ao Serasa Consumidor, no caso do Serasa.

Saiba como GANHAR DINHEIRO NA INTERNET com jogos

Saiba como GANHAR DINHEIRO NA INTERNET com jogos.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...