Top Stores

- Publicidade -

Posso sacar FGTS mesmo trabalhando? Sim! Veja como

O saque do Fundo de Garantia encontra várias modalidades específicas. Confira quais são.

Top Stories Mel Maia chama atenção rebolando em vídeo no Tik Tok e Kwai

Posso sacar FGTS mesmo trabalhando? Se esta for a sua dúvida, saiba que sim, é possível resgatar o valor ou parte dele mesmo sem deixar o seu emprego. Para isso, existem algumas modalidades específicas. Conheça hoje, 17/07, quais são elas e tenha dinheiro extra em 2021!

Em alguns casos o saque do Fundo de Garantia tem permissão para um uso específico do dinheiro. É o que ocorre, por exemplo, com a liberação do valor para construção ou obtenção da casa própria. Em outros, contudo, a finalidade do dinheiro não é determinada.

Assim, são modalidades diferentes que permitem a movimentação do FGTS. Cada uma delas possui suas próprias regras e especificidades. Conheça quais são elas e como funcionam abaixo.

posso sacar FGTS mesmo trabalhando
Aprenda como fazer o saque do Fundo de Garantia mesmo sem sair do seu emprego – Foto: Reprodução/Exame

Posso sacar o FGTS mesmo trabalhando, veja como

Confira, abaixo, as modalidades que permitem o saque do Fundo de Garantia sem sair do seu emprego!

Saque-aniversário

Em primeiro lugar, é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando na modalidade anual. Ela está disponível para todos que tenham contas de Fundo de Garantia ativas ou inativas. Assim, mesmo quem ainda está com o vínculo ativo pode fazer uso dela.

Nesse caso o trabalhador deve se inscrever na modalidade. Isso ocorre no aplicativo ou site do FGTS. Porém, ao fazê-lo é preciso ter consciência de que não será permitido o saque integral do Fundo de Garantia em caso de dispensa sem justa causa.

Além disso, caso a solicitação se dê até o último dia do mês de aniversário do cidadão, ele pode resgatar o valor ainda em 2021. Caso não o faça em tempo, contudo, não perderá o valor, pois o pagamento ocorrerá a partir de 2022, no mês de aniversário do trabalhador.

Saque do FGTS em razão de diagnóstico de doença grave

Outra hipótese que permite o sacar o FGTS mesmo trabalhando corresponde ao diagnóstico de doença grave. Para tanto, consideram-se como graves as moléstias em estágio terminal, bem como câncer, dentre outros tipos de doenças.

Sacar o FGTS mesmo trabalhando para construção da casa própria

Por fim, você também pode resgatar o Fundo de Garantia para aquisição de imóvel residencial. Para isso, é necessário ter ao menos 03 anos de inscrição no FGTS. Ainda, o valor pode ser usado para compra de imóvel pronto, terreno ou para construção da casa.

A solicitação, então, dá-se mediante a apresentação de documentos perante a Caixa Econômica.

Lucro do FGTS: trabalhadores e desempregados têm direito

Veja, ainda, como o seu saldo do Fundo de Garantia pode aumentar ainda em 2021 com a liberação dos lucros do FGTS. Confira quem tem direito e como funciona!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...