- Publicidade -

Parcelar IPTU atrasado: saiba como fazer para quitar este débito

Veja como parcelar e não sofrer com juros

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é uma obrigação a ser quitada por proprietários e inquilinos de imóveis, de acordo com cálculos realizados por órgãos ligados às Prefeituras. Mas, e nos casos em que o prazo é perdido? Saiba hoje (20/07) como parcelar IPTU atrasado.

Como o valor deste imposto é calculado?

O valor total do IPTU é calculado inicialmente com base no valor venal do imóvel em questão. Isto é, o valor de compra e venda estabelecido pelo órgão público responsável por esse setor. Além disso, são aplicados alíquotas, descontos e acréscimos por parte da Prefeitura.

É possível haver reajuste anualmente no valor do imposto, caso o Poder Público considere que o imóvel tenha obtido valorização ou uma possível mudança na legislação do município. Contudo, há um limite para o aumento, a depender das leis de cada localidade.

Saiba como parcelar iptu atrasado
Saiba como parcelar IPTU atrasado (Foto: Canva Pro)

Há casos específicos de isenção do IPTU por conta do valor da propriedade ou nos casos de aposentados e pensionistas. No entanto, novamente as regras variam para cada município.

Como parcelar um IPTU atrasado?

Caso tenha perdido o prazo de pagar o imposto, é certo que haverá cobrança de multa e juros sobre o valor da parcela que foi atrasada.

Além disso, é necessário considerar que o Poder Público pode inserir seu nome como negativado em órgãos como SPC, Serasa e SCPC, restringindo seu crédito em diversas situações. Isso porque, o cidadão será inserido no grupo de quem possui dívida ativa.

Entretanto, as prefeituras facilitam o pagamento desse imposto. O cidadão precisa consultar o site da Secretaria da Fazenda ou ir presencialmente à sede do órgão em seu município.

Através do site da SEFAZ, todo proprietário de imóvel pode consultar seus débitos, emitir 2ª via de pagamento e realizar o parcelamento da parcela que está vencida.

Geralmente, as prefeituras oferecem até a possibilidade de parcelar em muitos meses, como por exemplo em 36 vezes.

Veja como ganhar dinheiro respondendo pesquisas (Dicas para ser aprovado)

Sim, existem maneiras de ganhar dinheiro usando apenas uma conexão com a Internet e um aparelho smartphone, tablet ou computador. Também são muitas as empresas que oferecem pagamentos para quem responder pesquisas, mas como ser aprovado para começar a lucrar com essas plataformas é o fator que mais gera dificuldades. Neste vídeo, ensinaremos como fazer. Confira:

Comentários
Loading...