Top Stores

Para que serve o Cartão Cidadão? Veja aplicação do documento

O cartão se relaciona com benefícios sociais e trabalhistas.

Top Stories Hortelã-Pimenta: os 4 principais benefícios da planta que você tem que ter em casa

Você sabe para que serve o Cartão Cidadão? Esse documento é muito útil em inúmeras situações. Especialmente para quem recebe algum benefício do Governo Federal. Mas não só para estes, pois todos os trabalhadores podem fazer uso dele. Conheça hoje, 23/07, as funções do documento e como emiti-lo.

Afinal, para que serve o Cartão Cidadão?

Esse é um importante documento que serve para inúmeros fins. Por exemplo, para a realização do saque de benefícios trabalhistas ou sociais pagos pela Caixa Econômica Federal. Ele é compatível, afinal, com os canais de atendimento da CEF.

Assim, são parcelas que permitem saque com o Cartão Cidadão:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Abono salarial PIS;
  • Seguro-Desemprego;
  • Bolsa Família;
  • Auxílio emergencial (somente para quem também recebe Bolsa Família).

Por isso, o Cartão Cidadão serve para inúmeras coisas. Porém, quem não o tem, mas tiver conta bancária na Caixa Econômica, pode receber os benefícios com transferência direta. Ou, então, usar o Caixa Tem, aplicativo que agora concentra alguns desses benefícios.

Por outro lado, quem não é cliente da Caixa precisa fazer o Cartão Cidadão. Assim, para fazê-lo é preciso ir até uma das agências da Caixa Econômica portanto um documento pessoal com foto.

para que serve cartão cidadão
Afinal, para que serve o Cartão Cidadão? Documento é importante para saque de benefícios como FGTS e Bolsa Família. – Foto: Reprodução/Foregon

Quem pode fazer o Cartão Cidadão?

Todos os trabalhadores que possuírem benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis. Nesse sentido, contudo, note que o valor já deve estar disponível para saque. Em caso contrário, não é possível emitir o documento.

Ou seja, você somente pode sacar o valor quando há garantia de que irá recebê-lo naquele momento, imediatamente. Isto é, não basta a promessa de que um dia irá receber. No caso do seguro-desemprego, por exemplo, o cidadão precisa estrar em visa de recebê-lo. Em outras palavras, precisa ter sido demitido.

Lucro do FGTS: Desempregados também têm direito, entenda

Os lucros do Fundo de Garantia deverão ser liberados em breve. Com isso, o saldo do FGTS dos trabalhadores irá aumentar. Veja, então, quem tem direito e quando será o pagamento.

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...