Top Stores

- Publicidade -

O seguro-desemprego é pago a partir de quantos meses de trabalho? Veja

O benefício de desemprego depende do preenchimento de algumas regras, como tempo mínimo de trabalho.

O seguro-desemprego é um benefício que se volta aos trabalhadores formais que perdem o emprego. Contudo, seu pagamento depende de algumas regras. Por exemplo, há um número mínimo de meses de trabalho para recebê-lo. Entenda hoje, 09/07, como funciona.

O tempo de trabalho para receber o auxílio de desemprego varia de acordo com quantas vezes o cidadão já requereu o benefício. Por isso, o mínimo de meses para a primeira solicitação não é o mesmo que para a segunda, terceira e seguintes.

Além disso, não basta cumprir o requisito de tempo de trabalho. Afinal, existem outras regras. Elas se referem à ausência de renda do cidadão. Igualmente, à forma de rompimento do contrato de trabalho. Abaixo, veja quem pode receber o auxílio.

O seguro-desemprego é pago a partir de quantos meses de trabalho? Veja
O seguro-desemprego é pago a partir de quantos meses de trabalho? Veja (Foto: Agência Brasília)

Quantos meses preciso trabalhar para receber seguro-desemprego?

Para receber o auxílio de desemprego o trabalhador precisa preencher os requisitos de tempo de serviço. Contudo, como dissemos acima, eles variam de acordo com o número da solicitação. Assim, confira como funciona:

  • 1ª solicitação: trabalho de ao menos 12 meses nos últimos 18 meses;
  • 2ª solicitação: prestação de serviços por 9 meses dentro dos últimos 12 meses;
  • 3ª solicitação: 06 meses de prestação de trabalho no último semestre.

Quais são as outras regras do seguro-desemprego?

Ainda, como dissemos anteriormente, o benefício depende do preenchimento de outras regras, a saber:

  • Ausência de recebimento de outros benefícios governamentais ou do INSS. Por exemplo, aposentadoria, pensão ou auxílio-emergencial;
  • Demissão sem justa causa, rescisão indireta ou término do contrato por falecimento do empregador;
  • Não ter outro tipo de renda fixa.

Onde solicitar o seguro?

Quem perdeu o emprego pode solicitar o seguro-desemprego sem sair de casa. Para isso, pode usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Ou, então, o portal Gov.br, que também fica disponível para app de celular.

Da mesma forma, é possível solicitar o benefício presencialmente. Nesse caso, é necessário ir até uma das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

A inteligência artificial vai substituir o trabalho humano? O emprego está em extinção!

Foi-se o tempo em que a inteligência artificial era um artifício surpreendente dos filmes. Afinal, hoje ela está presente no nosso dia a dia. Surpreende com sua capacidade de substituir humanos em ações diárias. Por exemplo, interpreta dados e realiza atividades de forma automática. 

Mas isso significa que a inteligência artificial vai tirar o seu emprego? É possível competir com elas? Veja, hoje, se ela será o motivo para você requerer seguro-desemprego.

Comentários
Loading...