Top Stores

- Publicidade -

O que significa Open Banking? Novidade entrará em vigor no Brasil

Banco Central trabalha em mais uma inovação para o sistema bancário do país

Após o lançamento com sucesso do sistema de transações instantâneas, o popular Pix, o Banco Central está trabalhando em uma nova ideia para movimentar e modernizar o sistema bancário brasileiro. Trata-se do Open Banking e hoje (21/07) explicaremos o que isso significa.

O Banco Central é o órgão que dita todas as regras do sistema financeiro no Brasil, sendo a principal autoridade e a qual todos os outros bancos precisam atender às regras para se manter em dia com a legislação brasileira.

Depois que o Pix foi lançado e considerado como sucesso de popularidade, chegou a vez de uma inovação ainda maior. Esta jamais vista no Brasil, possibilitando que bancos diferentes estejam interligados com base nas informações que os clientes oferecem.

O que significa Open Banking? Novidade entrará em vigor no Brasil
O que significa Open Banking? Novidade entrará em vigor no Brasil (Foto: Canva Pro)

O que significa Open Banking? Entenda em detalhes

O termo Open Banking vem da língua inglesa e na tradução para o português quer dizer “sistema financeiro aberto”. Como descrito no parágrafo acima, a ideia é de literalmente abrir as informações de um cliente de uma instituição para outros bancos também conhecerem os mesmos dados.

Atualmente, nenhum banco tem acesso a dados do relacionamento entre um consumidor e outra instituição financeira em questão, o que torna difícil a competição pelo cliente com melhores serviços.

Com o Open Banking, a ideia é que cada correntista permita que as instituições financeiras se conectem através de uma plataforma segura e gerida pelo Banco Central, fazendo com que todos os bancos vinculados ao BCB possam ter acesso aos dados fornecidos pelos clientes.

Mas, não se assuste! Cada cliente só liberará os dados que quiser e se desejar. Nenhum consumidor é obrigado a liberar suas informações para o Open Banking. No entanto, benefícios são prometidos a quem fizer.

Como o consumidor irá se beneficiar com o Open Banking?

O Banco Central afirma que a plataforma será um facilitador para os consumidores que participarem, pois funcionará como forma de comparar serviços e tarifas de bancos diferentes, conhecer aplicativos e até um Marketplace de crédito

Como o BCB vê a chegada do Open Banking:

“Espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições favoreça a definição de melhores políticas de crédito e a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade. Também é esperado que as inovações que vão surgir facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a programação financeira das pessoas”.

Quando entrará em vigor?

Após entender o que significa Open Banking, agora é o momento de entender quando este sistema entrará em vigor no país.

Desde 1º de fevereiro, o Banco Central está trabalhando na primeira fase da implementação do sistema financeiro aberto.

A segunda fase acontecerá em 13/08. A terceira, a partir de 30/08 e a quarta e última fase será aberta em 15/12/2021.

Veja como ganhar dinheiro respondendo pesquisas (Dicas para ser aprovado)

Sim, existem maneiras de ganhar dinheiro usando apenas uma conexão com a Internet e um aparelho smartphone, tablet ou computador. Também são muitas as empresas que oferecem pagamentos para quem responder pesquisas, mas como ser aprovado para começar a lucrar com essas plataformas é o fator que mais gera dificuldades. Neste vídeo, ensinaremos como fazer. Confira:

Comentários
Loading...