Muitos brasileiros apresentam a necessidade de crédito para pagamento de contas, realização de uma compra e outros motivos. O empréstimo consignado pode ser uma alternativa viável. Mas é preciso entender todas as regras antes de pedir a liberação do crédito. Então hoje, 18 de julho de 2021, tudo será detalhado.
O empréstimo pode ser uma boa opção para quem precisa de dinheiro rápido, porém, é muito importante entender todas as regras para não criar uma dívida ativa quase impagável.
Cada banco apresenta as suas condições, além de existir algumas modalidades, como é o caso do empréstimo consignado.
Fique sabendo: Empréstimo consignado com FGTS em garantia da Caixa: veja como funciona
O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de obtenção de crédito destinado a algumas pessoas, como por exemplo:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Militares das forças armadas;
- Trabalhadores CLT de empresas privadas e públicas.
Mas é preciso ficar atento à forma de pagamento dessa modalidade de empréstimo. Pois, ele não segue o modo padrão. De uma forma geral, as parcelas serão descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS. Dessa forma, a inadimplência diminui.
A vantagem é que essa modalidade apresenta taxas de juros mais baixas quando comparadas com os créditos oferecidos pela maioria das instituições financeiras.
Pode ser interessante: O empréstimo online serve para mim?
Como funciona?
O empréstimo consignado funciona de uma forma bem simples. Após o pedido, o cliente recebe o dinheiro e então as parcelas passam ser descontadas da folha de pagamento ou então do benefício do INSS.
Mas é preciso que o interessado entenda que existe um limite de crédito. Ele será concedido seguindo a renda mensal. De acordo com a Lei N° 10.820 o limite máximo da parcela não pode ultrapassar 35% do salário. Mas também é importante ressaltar que 5% desse limite só pode ser utilizado no cartão de crédito consignado.
Esse cartão de crédito só é disponibilizado para algumas pessoas, pois é feito uma análise antes da liberação.
Documentação necessária para a contratação do empréstimo consignado
Os documentos necessários para obter o empréstimo consignado são simples, sendo eles:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residências. Porém, é importante que ele seja atual;
- Comprovante de renda.
É bom saber também o tipo de empréstimo consignado será solicitado, pois ele muda de acordo com o tipo de contrato de trabalho, como por exemplo:
- Empréstimo consignado privado
Este tipo é destinado aos trabalhadores de empresas privadas que trabalham sob o regime CLT.
- Crédito consignado INSS
Como o próprio nome já diz, esse crédito é direcionado para os aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
- Empréstimo consignado para servidores públicos
Por fim, o empréstimo consignado para os servidores públicos. Lembrando que ele é válido para servidores federais, municipais e estaduais, mas é preciso verificar com o órgão empregador se essa modalidade de empréstimo pode ser liberada.
Essa modalidade de empréstimo pode ser uma boa opção para quem busca juros mais baixos e garantia de pagamento. Porém, é preciso analisar bastante para identificar se o valor das parcelas está dentro do esperado.
Curiosidade: lucro do FGTS: trabalhadores desempregados também têm direito
https://youtu.be/TFgS4Ktn5tY