- Publicidade -

Novo saque emergencial do FGTS: Quando irá acontecer? Entenda

Trabalhadores têm esperança de que a solução econômica em 2020 se repita em 2021, mas será que irá ocorrer? Entenda implicações e expectativas, abaixo,

A liberação do Fundo de Garantia em caráter de emergência foi uma das soluções econômicas em 2020. Ela foi necessária diante da pandemia e da crise que a acompanha. Mas, diante da situação que ainda se arrasta, haverá novo saque emergencial do FGTS em 2021? Entenda hoje, 05/07, as expectativas sobre isso.

Algumas medidas econômicas já foram tomadas, neste ano, para dar continuidade às medidas de contenção dos efeitos econômicos da pandemia. Contudo, até o momento a liberação do Fundo de Garantia não figura entre elas.

Por isso, muitos trabalhadores estão ansiosos para receber o valor. Ou, ao menos, para entender se essa será uma possibilidade de obtenção de dinheiro extra. Abaixo, então, confira se isso poderá ou não ocorrer.

Novo saque emergencial do FGTS
Novos saques do FGTS de forma emergencial irão ocorrer? Veja – Foto: Freepik

Novo saque emergencial do FGTS irá ocorrer em 2021?

A princípio não. Em nota emitida no início de junho, o Ministério da Economia esclareceu que não considerava a medida como alternativa econômica emergencial para 2021. Dessa forma, descartou a possibilidade de criação de uma nova modalidade de saque, ainda que exclusiva para este ano.

Portanto, o Governo Federal desconsidera criar um novo saque de emergência para os trabalhadores. Isto é, não será possível sacar uma parte do saldo de contas do Fundo de Garantia. Veja, assim, a declaração do Ministério da Economia ao justificar o descarte da medida:

Não há liberações extraordinárias dos saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizados.

Com isso, fica claro que não haverá novo saque emergencial do FGTS. Contudo, nada impede que eventual mudança de cenário também altere tal decisão. Contudo, por ora nada indica uma liberação especial do Fundo de Garantia.

As “medidas de apoio” às quais a nota se refere correspondem à antecipação do 13º salário do INSS. Igualmente, o Benefício de Prestação Continuada (programa de manutenção de empregos). Da mesma forma, do auxílio emergencial de R$ 150 mensais.

É possível sacar o Fundo de Garantia mesmo sem o novo saque emergencial do FGTS?

Sim. As demais modalidades de saque, com previsão em lei, ainda valem. Portanto, existe uma série de cenários que permite o resgate do FGTS, em parte ou de forma integral. Veja, assim, quais são as principais:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Idade igual a 70 anos;
  • Saque-aniversário;
  • Resgate dos valores para obtenção de imóvel residencial própria;
  • Por motivo de doença grave ou em estágio terminal.

Aprenda a investir e ganhar dinheiro através de aplicativos

Se você quer fazer o seu dinheiro render e fazer investimentos inteligentes, saiba que é possível começar a aplicar usando aplicativos de corretores e bancos e também aprender mais sobre o mundo dos investimentos. Assim, veja como aplicar o valor em caso de liberação de novo saque emergencial do FGTS.

Comentários
Loading...