Top Stores

- Publicidade -

Lucro do FGTS pode ser distribuído em breve, entenda

Trabalhadores empregados e desempregados têm direito à parcela. Veja como funciona.

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

Você sabe o que é o lucro do FGTS? Pois saiba que inúmeros brasileiros têm direito a ele. Inclusive, aliás, aqueles que estão desempregados. E saiba, também, que em breve haverá a distribuição dessa parcela. Por isso, veja tudo sobre ela hoje, 24/07 e programe-se.

O que é o lucro do FGTS?

Mensalmente os trabalhadores brasileiros formais recebem um adicional de 8% de seus salários para fins de FGTS. Contudo, o valor fica restrito a uma conta específica que, por sua vez, é gerenciada pela Caixa Econômica Federal.

Os valores, entretanto, não ficam “parados”. Isto é, enquanto ficam em depósito a Caixa os destina para outros fins. Eles são, por exemplo, para financiar programas de habitação popular. Igualmente, para as obras de saneamento básico e de infraestrutura.

Para usar o valor, então, a CEF paga em garantia ao Fundo de Garantia taxas de juros que formam o lucro do FGTS. Eles surgem depois do pagamento das dívidas do Fundo. Depois, são distribuídos aos trabalhadores que tinham conta ativa no final do ano-base.

lucro do FGTS
Lucros do Fundo de Garantia devem ser definidos em breve, entenda. – Foto: Reprodução/Meu tudo.

Quando será a distribuição do lucro de FGTS?

Isso ainda não foi decidido. Apesar disso, o Conselho Curador do FGTS deve decidir, em algumas semanas, tanto o valor de distribuição quanto as datas de liberação.

Para se ter noção, em 2017 e 2018 o valor de distribuição correspondia a apenas 50% do real lucro do Fundo de Garantia. Neste ano, então, há indicações do Conselho do Fundo de Garantia para que a distribuição seja de 70% do total. Isso corresponde, então, à liberação de 5,9 bilhões de reais.

Quem terá direito aos lucros do Fundo de Garantia?

Todos os trabalhadores que tinham saldo do Fundo em 31 de dezembro de 2020 terão direito ao lucro do FGTS. Portanto, mesmo desempregados fazem jus a ele, desde que tenham contas inativas com saldo.

Por outro lado, o saque do valor depende do preenchimento de uma das modalidades de liberação do Fundo de Garantia, conforme lei. Por exemplo, aposentadoria, dispensa sem justa causa ou obtenção de imóvel para moradia.

Lucros do Fundo de Garantia: Trabalhadores desempregados também têm direito, veja tudo sobre o assunto

Ainda tem dúvidas quanto o assunto? Então não deixe de conferir mais informações sobre o lucro do FGTS e sobre a sua distribuição ainda em 2021!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...