Diário Prime o portal de notícias de Mato Grosso!

Golpe no WhatsApp promete material escolar grátis e rende dinheiro aos golpistas

Um novo golpe está sendo aplicado no WhatsApp prometendo ao usuário material escolar grátis. Veja como funciona para não cair no golpe.


Um novo golpe no WhatsApp está sendo aplicado por cibercriminosos, eles estão usando mensageiros como o ‘Whats’ e o Facebook Messenger para aplicar o golpe, que promete dar material escolar de graça para o usuário, mas a pretensão é de ganhar dinheiro nas costas dos desavisados.

O novo golpe pela internet, foi detectado esta semana por técnicos de segurança da empresa Kaspersky, os criminosos estão na ativa desde o dia 3 de janeiro deste ano, e, neste período já teriam feito cerca de mais de 560 mil vítimas, de acordo com dados dos analistas da empresa.

Golpe no WhatsApp oferece brindes da Faber-Castell para o usuário

Como é comum, neste tipo de golpe espalhado via WhatsApp e outros mensageiros em geral, os golpistas tentam iludir as pessoas oferecendo vários brindes, no caso do golpe do material escolar, oferecem amostras grátis de material da marca Faber-Castell.

App de mensagens Whatsapp usado em golpe. Imagem/Reprodução

Como funciona o golpe no WhatsApp

Para poder participar da falsa promoção, o usuário teria que clicar num link no final da mensagem, recebida pelo golpistas, ou compartilhada por outros que já se iludiram com a balela.

A falsa promoção se espalha rápido, exigindo que a pessoa, ao se ‘cadastrar’, no falso site faça a indicação de outras cinco, pra ter acesso ao ‘prêmio’.

Após informar o contato das outras cinco pessoas, o usuário é direcionado para sites que forçam a instalação de aplicativos ilegítimos, e, instalados normalmente para gerar lucros para criminosos, ao serem instalados no seu celular.

O golpe pode ainda levar o usuário para sites cheios de anúncios de propagandas. Este tipo de site normalmente exibem vários anúncios de programas de afiliados, embora alguns seja inofensivos, rendem um bom dinheiro para os golpistas.

O perigo está justamente quando os criminosos conseguem criar um grande banco de dados, com informações de usuários, conseguindo cada vez mais novos números de telefone para aplicar os golpes.

Golpe esta ficando comum no WhatsApp e Facebook

Esse tipo de golpe vem se espalhando bastante no WhatsApp,  porém, a novidade é que ele agora também vem sendo largamente aplicado usando o Facebook Messenger, com os criminosos querendo fazer vítimas dentro da rede social.

Para evitar cair nesse tipo de golpe

A dica para evitar cair em golpes pelo celular, é sempre seguir as recomendações básicas de segurança, desconfiando sempre de promoções que oferecem muitas vantagens e oferecem ‘presentes’ para o usuário.

A atenção máxima é para este tipo de golpe, que oferece os brindes somente a base de troca de compartilhamentos.

Por último, evite clicar em qualquer tipo de link enviado via aplicativo, oferecendo promoções e brindes, mesmo vindo de pessoas que estão na sua lista de amigos ou contatos, e principalmente os enviados por pessoas que você não conhece.

A chance de você estar caindo no golpe do WhatsApp é grande, fique atento.

 

Assine a nossa newsletter
Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!


Comentários
Loading...